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Troller ganha versão com câmbio automático
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Troller ganha versão com câmbio automático

Nova TX4 traz câmbio automático de seis marchas da Ford Ranger. Novo Troller deverá custar cerca de R$ 170 mil em versão de topo

Redação

10 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Troller TX4 mantém visual robusto das versões manuais
Crédito:Troller/Divulgação
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A Troller revelou uma nova versão do T4 com um inédito câmbio automático. A TX4 chegará às ruas em dezembro como variante de topo do utilitário. O modelo foi exposto pela marca em 2018 no Salão de SãO Paulo ainda como conceito e só agora chegou à versão de produção. A Troller não revelou o preço, mas o TX4 deverá custar cerca de R$ 170 mil.

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A transmissão automática é a mesma da Ford Ranger, com seis marchas. Há possibilidade de trocas manuais por meio da própria alavanca. A picape também cede o motor 3.2 a diesel com cinco cilindros e 200 cv que já era usado no T4. Junto com o novo câmbio, o TX4 tem bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico. O sistema ajuda o jipão a passar por terrenos mais difíceis.

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Segundo a marca, a criação do Troller automático veio de uma demanda dos clientes. “O TX4 dá sequência à ampliação da linha Troller, com novidades que diversificam o uso do veículo sem abrir mão da sua essência”, explica o gerente de Marketing da marca, Demétrio Fleck.



Troller é bem equipado

O TX4 mantém o mesmo visual e pacote de equipamentos do modelo manual. De série, há itens como ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico e freios ABS. O T4 não tem air bags nem outro tipo de controle eletrônico de estabilidade ou tração. As lantenas traseiras e os faróis auxiliares são de LED. Há ainda central multimídia da JBL com Android Auto e CarPlay. O painel tem preparação para receber instrumentos de navegação para uso em competições.

O modelo chegou à linha 2020 há menos de um mês. A versão manual parte de R$ 140.900. O modelo automático também pode receber uma infinidade de acessórios para uso fora de estrada, como faróis auxiliares e pontos de montagem de equipamentos de medição na cabine.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.