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Yamaha XMax 250 chega às lojas em abril por R$ 21.990
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Yamaha XMax 250 chega às lojas em abril por R$ 21.990

XMax 250 chega para ser o scooter de topo da Yamaha, com chave presencial e freios ABS

Redação

29 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

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xmax 250
XMAX
Crédito:YAMAHA/DIVULGAÇÃO

A Yamaha mostrou no Salão Duas Rodas 2019 sua principal novidade para o primeiro semestre de 2020: o scooter XMax 250. Agora, a empresa confirma o preço, de R$ 21.990, para o produto que chegará às lojas em abril de 2020.

O XMax 250 tem visual esportivo, inspirado pelo irmão maior, o TMax 560 – mostrado no Salão de Milão (EICMA) deste ano. Entre os itens de série do novo scooter estão a chave presencial com partida por botão, painel com computador de bordo, controle de tração e freios a disco com ABS.



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O scooter será fabricado em Manaus (AM) e tem espaço para dois capacetes sob o banco, segundo a Yamaha. Além disso, traz dois porta-objetos atrás do escudo. Um deles tem uma entrada 12V e trava elétrica.

YAMAHA/DIVULGAÇÃO

XMax: Motor e dinâmica

O guidão e o para-brisa do XMax podem ser ajustados em distância e altura, respectivamente. O guidão pode ser avançado em 20 mm, enquanto o para-brisa pode ser elevado em até 50 mm para melhor proteção aerodinâmica.


Seu motor é o monocilíndrico de 249 cm³ que rende 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 mkgf a 5.500 rpm. A transmissão é a automática do tipo CVT. O XMax traz pneus sem câmara de medidas 120/70 R15 na frente, e 140/70 R14 atrás. Os discos de freio têm 267 mm e 245 mm. AS luzes são de LEDs.

YAMAHA/DIVULGAÇÃO
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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.