O Papa Francisco é conhecido por viver e pregar uma vida simples, mesmo como sacerdote máximo da Igreja Católica. E nada poderia combinar mais com o Santo Pontífice do que um Duster como papamóvel. Aqui, da Renault, na Europa vendido pela Dacia – marca de baixo custo.
Esse Duster foi produzido pelo departamento de protótipos da Dacia, especialmente para o Papa. O carro atende as necessidade do pontífice, que incluem, blindagem pesada. O modelo foi preparado com a ajuda da fabricante de carrocerias Romturingia.
O carro tem cinco lugares, com um assento traseiro maior para vossa santidade. O Duster também recebeu um teto solar maior, uma estrutura no teto para fixar a proteção de vidros à prova de balas.
O vão livre do solo é maior – 30 mm – e por dentro e por fora, o Duster recebeu outros elementos de reforço. O carro mede 4,34 metros e tem 1,8 m de largura. “Com esse presente para Sua Santidade, o Grupo Renault renova seu comprometimento de colocar o homem no centro de suas prioridades”, disse Xavier Martinet, responsável pela operação do Grupo Renault na Itália.
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História do Papamóvel
Desde a década de 1970, diversos carros serviram como ‘carruagem’ oficial do Papa durante suas aparições e passeios por vários lugares do mundo. Desde 1981, quando tentaram assassinar o Papa João Paulo II, os carros passaram a ser à prova de bala. Entre os fabricantes que já forneceram e produziram sob medida ‘Papamóveis’, estão a British Leyland, Fiat, Ford, Mercedes-Benz e a Seat.
Papa no Brasil usou um Fiat Idea
Na única visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013, ele não trouxe seu papamóvel e dispensou também um carro blindado. O chefe da Igreja Católica optou por utilizar um Fiat Idea, de carreira, que a Fiat cedeu ao Papa durante seu período no País. O modelo, um 1.4 Flex, foi integrado ao acervo que a empresa mantém em Betim (MG).