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Duster é o novo ‘Papamóvel’
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Duster é o novo ‘Papamóvel’

Duster da nova geração foi doado ao Santo Pontífice e entregue no Vaticano

Redação

30 de nov, 2019 · 4 minutos de leitura.

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papamóvel
DUSTER ENTREGUE AO PAPA FRANCISCO
Crédito:DACIA

O Papa Francisco é conhecido por viver e pregar uma vida simples, mesmo como sacerdote máximo da Igreja Católica. E nada poderia combinar mais com o Santo Pontífice do que um Duster como papamóvel. Aqui, da Renault, na Europa vendido pela Dacia – marca de baixo custo.

Esse Duster foi produzido pelo departamento de protótipos da Dacia, especialmente para o Papa. O carro atende as necessidade do pontífice, que incluem, blindagem pesada. O modelo foi preparado com a ajuda da fabricante de carrocerias Romturingia.

O carro tem cinco lugares, com um assento traseiro maior para vossa santidade. O Duster também recebeu um teto solar maior, uma estrutura no teto para fixar a proteção de vidros à prova de balas.

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O vão livre do solo é maior – 30 mm – e por dentro e por fora, o Duster recebeu outros elementos de reforço. O carro mede 4,34 metros e tem 1,8 m de largura. “Com esse presente para Sua Santidade, o Grupo Renault renova seu comprometimento de colocar o homem no centro de suas prioridades”, disse Xavier Martinet, responsável pela operação do Grupo Renault na Itália.



História do Papamóvel

Desde a década de 1970, diversos carros serviram como ‘carruagem’ oficial do Papa durante suas aparições e passeios por vários lugares do mundo. Desde 1981, quando tentaram assassinar o Papa João Paulo II, os carros passaram a ser à prova de bala. Entre os fabricantes que já forneceram e produziram sob medida ‘Papamóveis’, estão a British Leyland, Fiat, Ford, Mercedes-Benz e a Seat.


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DACIA

Papa no Brasil usou um Fiat Idea

Na única visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013, ele não trouxe seu papamóvel e dispensou também um carro blindado. O chefe da Igreja Católica optou por utilizar um Fiat Idea, de carreira, que a Fiat cedeu ao Papa durante seu período no País. O modelo, um 1.4 Flex, foi integrado ao acervo que a empresa mantém em Betim (MG).

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MARCOS DE PAULA/ESTADÃO
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.