Você está lendo...
Vai viajar? Não descuide da manutenção antes de pegar a estrada
Manutenção

Vai viajar? Não descuide da manutenção antes de pegar a estrada

Ao longo desta semana, vamos apresentar um guia básico que o motorista deve seguir antes de viajar

Redação

10 de dez, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

abrindo capô do motor
Antes de viajar, faça você mesmo a verificação de itens básicos do veículo, para não correr o risco de estragar as férias
Crédito:Igor Macário/Estadão

Viajar de carro nesta época do ano é algo tão tradicional como festejar com a família e comer panetone. Mas, para não transformar o prazer em problema, é preciso conferir se tudo está em ordem no automóvel.

Por isso, preparamos um guia básico que será publicado ao longo desta semana, com orientações simples de o que precisa ser verificado antes de ir para a estrada.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


 

Durante as férias, são comuns os acidentes de trânsito nas estradas motivados por imprudência e excesso de velocidade. Falhas mecânicas também são comuns. Por isso, todo cuidado é pouco para não transformar o passeio em estatística da polícia.


Motorista e veículo precisam estar preparados para condições incomums. No caso do condutor do veículo, nem todo mundo está habituado com rodovias. Quem vive em centros urbanos como São Paulo normalmente anda em baixa velocidade, por causa do trânsito travado. Nas cidades, dependendo do dia e do horário, a velocidade média pode ficar abaixo dos 15 km/h.

Nas estradas, por outro lado, há locais em que é permitido circular a 120 km/h, ou quase dez vezes mais. Isso muda tudo, e o motorista precisa estar preparado para as reações diante de imprevistos.

Na hora de viajar, o carro é que trabalha

Da mesma forma, o automóvel também vai enfrentar condições diferentes do dia a dia. Na cidade, os trajetos não costumam ser muito longos e o carro passa boa parte do dia “descansando”. Nas férias, os papéis mudam. O sossego da máquina acaba, e começa o da família.


Nesta época, nas férias de verão, a temperatura ambiente é bem mais alta, especialmente no litoral. Os deslocamentos são maiores e o veículo anda mais carregado, com família e bagagens. Por isso, os sistemas de refrigeração (do motor e da cabine) precisam estar preparados.

Comece pela documentação. Confira se o documento do veículo está em ordem, e se ele foi licenciado este ano. O carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e 7 pontos na CNH.


Veja também se o triângulo de segurança e o macaco estão no carro. Se um pneu furar, eles serão necessários.



Os pneus são essencias para a boa estabilidade do veículo. São eles que fazem a ligação entre o automóvel e o pavimento. Se estiverem muito desgastados, podem não garantir a aderência com o solo, especialmente em caso de piso molhado.

Luzes queimadas deixam não apenas o motorista sujeito a multas como podem comprometer a visibilidade noturna. E limpadores em mau estado também prejudicam muito a visibilidade, especialmente em caso de chuvas fortes aliadas a velocidades mais altas.


Nos próximos dias, vamos aprofundar os temas, para que a viagem comece bem e termine melhor ainda.

Deixe sua opinião