Você está lendo...
Waze ganha opção de ‘voz’ do ex-presidente Lula; ouça
Notícias

Waze ganha opção de ‘voz’ do ex-presidente Lula; ouça

Aplicativo tem função que permite qualquer pessoa gravar um áudio até com sua própria voz

José Antonio Leme

06 de dez, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

lula
LULA EM EVENTO, EM 2013
Crédito:EPITACIO PESSOA/ESTADÃO

Na onda de animação da sexta-feira, apareceu nas redes sociais um áudio com a voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no aplicativo de navegação Waze. É possível colocar a voz do político para indicar as direções para as quais se deve virar.

A nova voz, obviamente, tem além do timbre rouco do ex-presidente Lula, mistura as instruções com cacoetes como “vire a esquerda, companheiro”, ou “se prepare, vamos tomar os meios de produção”. Tudo gravado usando trejeitos e frases comuns ao ex-presidente. Ao falar “vire a esquerda”, a voz fica mais animada, enquanto ao dizer “vire a direita”, fica amuada.

Isso é possível graças a uma função que o Waze coloca à disposição que é a de gravar uma voz. Ou seja, você pode gravar qualquer voz dando as indicações que são padrões do aplicativo. E alguém gravou uma voz parecida com a de Lula e depois postou em um grupo na internet. Essa função está disponível desde 2017.

Publicidade


LULA
reprodução

Lula não é, mas Silvio Luiz já foi voz oficial do Waze

Em ações de parceria com empresas ou em determinados períodos do ano, o Waze já colocou vozes especiais à disposição dos usuários para indicar os caminhos. Na época da Copa do Mundo no Brasil, teve as vozes do narrador Silvio Luiz e da apresentadora Renata Fan. Atualmente, está disponível as vozes dos personagens de desenho animado Scooby-Doo e Salsicha.




Deixe sua opinião