A Volkswagen vai realizar, em novembro, o recall de sete dos seus modelos: CrossFox, Fox, Gol, Polo, Polo Sedan, SpaceFox e Voyage. Os carros chamados vão ser do ano/modelo 2006 a 2010. O motivo? Os já conhecidos “airbags mortais” da fornecedora japonesa Takata. O recall atinge 8.548 veículos.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo a montadora, a data de início do atendimento é 30 de novembro deste ano. A Volkswagen do Brasil declara não ter conhecimento “de qualquer ocorrência até o momento”, desta forma, o recall “tem caráter preventivo”.
Para o recall, serão chamados os modelos com data de fabricação entre 18/02/2006 e 31/07/2009. Os chassis são:
CrossFox
Ano/modelo: 2006 a 2009
Chassis não sequenciais: 64207647 a 94118967
Fox
Ano/modelo: 2006 a 2009
Chassis não sequenciais: 64207152 a 94118584
Gol
Ano/modelo: 2009
Chassis não sequenciais: 9T000032 a 9T219572; de 9P000097 até 9P056802
Polo
Ano/modelo: 2007 a 2008
Chassis não sequenciais: 7P017781 a 8P026659
Polo Sedan
Ano/modelo: 2007 a 2008
Chassis não sequenciais: 7P007372 a 8P033262
SpaceFox
Ano/modelo: 2006 a 2010
Chassis não sequenciais: 6A300180 a AA015813
Voyage
Ano/modelo: 2009
Chassis não sequenciais: 9T040416 a 9T219703
Air bag levou fabricante à falência
As primeiras suspeitas que recaíram sobre os airbags da Takata, produtora japonesa de acessórios automotivos, surgiram em 2013. Após anos e mais de 100 milhões de recalls convocados por 15 marcas ao redor do mundo, a companhia japonesa faliu.
A Takata possuía fábrica no Brasil, por isso, muitos veículos que rodam no País foram equipados com o tal do “airbag mortal”. Porém, afinal de contas, qual é o problema com esse acessório?
O deflagrador da bolsa inflável é acionado por um gás. Assim, a Takata usou o nitrato de amônio, um gás instável e que varia de acordo com a temperatura e umidade. Ao ser acionado, o airbag tem uma explosão violenta, rompendo o tubo disparador em fragmentos de metal, os quais são arremessados para o interior do veículo, fazendo o inverso de proteger.