Você está lendo...
Visitar museus de carros online é ótima opção durante isolamento
Notícias

Visitar museus de carros online é ótima opção durante isolamento

Museu da Mercedes-Benz e Petersen Museum são algumas opções online; Citröen oferece acervo online de carros

Redação

04 de abr, 2020 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

museus
Museu da Ferrari
Crédito:Ferrari/Divulgação

Em meio ao isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas opções de lazer ficaram indisponíveis. Por outro lado, cada pessoa pode continuar viajando, se não fisicamente, pelo mundo virtual. Para amantes de carros, museus especializados no assunto trazem opções de entretenimento para esse momento difícil.

Desta forma, não é mais preciso viajar grandes distâncias. Agora do conforto de sua casa é possível realizar tours online e visitar importantes museus, como o Mercedes-Benz Museum e o Petersen Museum. O Google Maps disponibiliza visitas 360 graus de outros importantes museus. Já a Citröen traz um site com um grande acervo online de seus carros.

Museu da Mercedes oferece tour online e no Instagram

Publicidade


O Mercedes-Benz Museum, o qual conta com 160 veículos e 1.500 exposições em seu prédio com arquitetura notável, oferece visitas virtuais ao seu acervo. Presencialmente, o museu recebe mais de 800 mil visitantes por ano em seus 16.500 metros quadrados de exposição. É possível acessar informações e ver fotos 360 graus das sete salas e cinco coleções com os carros da montadora alemã. Ficou interessado? Não é preciso viajar até Stuttgart, é só clicar aqui.

As visitas podem ser feitas em alemão ou inglês. As salas contam a história não só da Mercedes-Benz, mas também dos próprios carros. Os enredos contados vão desde a invenção do automobilismo até os carros elétricos e preocupações ambientais, passando pela presença da montadora em corridas.

Personagens relevantes da história da Mercedes-Benz também estão presentes neste importante acervo da trajetória dos carros. Jutta Benz e Bernd Mayländer são duas pessoas destacadas pelo museu. Benz é bisneta do próprio inventor do automóvel e Mayländer dirige o tradicional safety car na Fórmula 1 há vinte anos.


Outra ótima opção para visitar o museu da Mercedes-Benz remotamente é o Instagram. Em sua conta na rede social, a montadora disponibiliza vários stories em destaque mostrando mais detalhes sobre exposições. Um tour disponível é sobre a atual exposição “40 anos de Mercedes-Benz G-Class”, o qual conta a história do clássico carro.

Já em seu canal no Youtube, a Mercedes-Benz oferece tours 180 graus não só do seu museu, mas também da sua linha de produção. Outra opção, mais longa, é o vídeo que acompanha uma excursão ao museu à noite.

Petersen Museum disponibiliza transmissão ao vivo

O Petersen Automotive Museum, localizado em Los Angeles, Estados Unidos, está fechado até 19 de abril. Até lá, o museu está oferecendo tours através de transmissões ao vivo de uma hora, em inglês. Os tours são diários e têm temas diferentes, como a história da McLaren e carros presidenciais ou pós-guerra.


O museu conta com mais de 250 carros e pede aos participantes das transmissões uma doação. Segundo o Petersen Museum, durante o tour será possível ver “até por dentro de alguns carros”. O usuário pode fazer comentários durante o evento, os quais devem ser respondidos pelo staff. Os tours acontecem em diferentes horários, variando entre 13, 15, 17 e 18 horas (horário de Brasília).

Site da Citröen é opção em português

Não é um museu virtual, mas é uma ótima escolha que mistura entretenimento e informação em português. O site Citröen Origins traz um acervo repleto de carros da montadora francesa. Nele, é possível conferir a imagem do veículo em 360 graus, inclusive do seu interior, checar as suas principais informações, ver uma galeria e conferir fatos interessantes sobre o carro.


O Origins traz dezenas de carros, compreendendo toda a história da Citröen, desde 1919. O primeiro carro disponível para conhecer é o 10 HP Type A, o primeiro veículo de André Citröen. A história chega até o Ami One Concept, produzido em 2019 e 100% elétrico.

Google Maps também é uma plataforma para visitar museus

O Google Maps disponibiliza visitas 360 graus para diversos museus do mundo. Apesar de não prover as informações que museus virtuais disponibilizam, este meio permite passear pelo prédio como se o visitante lá estivesse.


Alguns museus com visita 360 graus no Maps são: Galeria FerrariMuseu Enzo FerrariMuseu da VolvoMuseu LamborghiniToyota Museum.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.