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Peugeot mostra o novo sedã esportivo 508 PSE
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Peugeot mostra o novo sedã esportivo 508 PSE

Divisão esportiva da Peugeot divulgou fotos do novo 508 PSE, que pode chegar de 0 a 100 km/k em apenas 4,3 segundos

Redação

04 de abr, 2020 · 2 minutos de leitura.

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508
Peugeot 508 Product Sport Engineered
Crédito:Peugeot/Divulgação

O 508 PS, novo veículo da Peugeot Sport, divisão esportiva da montadora francesa, foi apresentado ao público no ano passado. Agora, o sedã surge em fotos acelerando na pista. Elas mostram em detalhes o seu design e performance.

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Durante o Salão do Automóvel de Genebra 2019, o carro conceito 508 Peugeot Sport Engineered, ou PSE, sustentou o conceito de aliar alta performance nas pistas com baixo nível de emissão de gases. Segundo Jean-Philippe Imparato, diretor geral da Peugeot, o protótipo tem emissões de “apenas 49g de CO2/km”.

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Detalhes do conceito apresentado em Genebra

O powertrain híbrido E-Tense de carregar na tomada tem 360 cv a partir de um motor 1.6 a gasolina de quatro cilindros turbinado. E mais um motor elétrico montado na frente e outro na traseira para gerar tração nas quatro rodas.

Segundo a Peugeot, os resultados do Concept 508 igualam o seu desempenho ao de um carro com motor de combustão de 400 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h do conceito da Peugeot Sport é de 4,3 segundos. O carro percorre mil metros em 23,2 segundos. E tem velocidade máxima de 250 km/h.


O Concept 508 PSE é equipado com pneus Pilot Sport 4S, da Michelin. Para o diretor geral da Peugeot Sport, Bruno Famin, a empresa vai “desenvolver a linha mais esportiva já vista na Peugeot”.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.