O fechamento do trimestre em meio a crise do coronavírus derrubou as vendas de automóveis. Isso em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Com restrição de movimentação de pessoas e comércios paralisados, quase não houve negociações na segunda quinzena de março.
Sem grandes novidades em relação aos outros meses e ao final do ano, a liderança do mercado no acumulado dos três primeiros meses do ano foi mantida pelo Chevrolet Onix, seguido – de longe – por sua versão sedã, o Onix Plus. São 47.121 unidades contra 24.514 emplacamentos do três volumes.
Na terceira posição, o Ford Ka vem mantendo a posição com 22.620 unidades emplacadas contra 21.998 do Hyundai HB20, que antes do lançamento da nova geração era sempre o segundo colocação do ranking, a frente do hatch da Ford. Completam os cinco primeiros o Volkswagen Gol com 17.655 unidades.
Mais vendidos: comerciais leves e SUVs
Entre os comerciais leves, também sem novidades, a dianteira foi mantida pela Strada, com 15.408 unidades. Nessas já devem estar contabilizadas algumas unidades da nova geração que ainda não tem data para ser lançada, graças ao coronavírus, mas já foi mostrada a imprensa especializada.
Entre os SUVs, a liderança foi mantida pelo Jeep Renegade com suas 14.170 unidades emplacadas, seguido do Volkswagen T-Cross (13.128) e do Nissan Kicks (12.362). Completam os cinco primeiros o Jeep Compass e o Hyundai Creta. Eles venderam 12.055 e 11.681 unidades, respectivamente.
Confira a lista com os 20 mais vendidos do trimestre:
GM/ONIX | 47.121 |
GM/ONIX PLUS | 24.514 |
FORD/KA | 22.620 |
HYUNDAI/HB20 | 21.998 |
VW/GOL | 17.655 |
FIAT/ARGO | 16.781 |
RENAULT/KWID | 16.661 |
FIAT/STRADA | 15.408 |
VW/POLO | 14.883 |
JEEP/RENEGADE | 14.170 |
FIAT/TORO | 13.371 |
VW/T CROSS | 13.128 |
FIAT/MOBI | 12.521 |
NISSAN/KICKS | 12.362 |
TOYOTA/COROLLA | 12.088 |
JEEP/COMPASS | 12.055 |
HYUNDAI/CRETA | 11.681 |
RENAULT/SANDERO | 10.492 |
FORD/KA SEDAN | 9.827 |
TOYOTA/HILUX | 9.406 |