Durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), com as práticas de isolamento social, as vendas online estão em alta. Na indústria automobilística não é diferente: a Ford anunciou a criação de um novo canal de atendimento. Por meio do “Compre Sem Sair de Casa” é possível negociar um veículo do conforto da sua casa.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Para realizar o processo, o cliente deve acessar a área de ofertas do site da Ford e ver os modelos disponíveis. Depois disso, realizar um cadastro. Assim, o cliente pode fazer as etapas do processo de compra de um carro, como financiamento, seguro e até avaliação do carro usado, tudo online. No final, o veículo é entregue em domicílio. A montadora oferece financiamento com carência de 90 dias para o início do pagamento.
O diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford, Antonio Baltar Jr, esclarece que o objetivo do “Compre Sem Sair de Casa” é “oferecer comodidade e conveniência”. Apesar do momento, segundo ele, “alguns clientes mantiveram suas compras, pois precisam de um carro para se locomover com mais segurança”.
Volkswagen foca em planos de financiamento
A Volkswagen do Brasil, durante o período de isolamento social causado pela Covid-19, pensa em planos de financiamento como uma forma de impulsionar as vendas. São quatro modalidades diferentes para os modelos Polo, Virtus e T-Cross. A Volkswagen oferece a primeira parcela apenas para julho e também disponibiliza as 12 primeiras parcelas no valor de 99 reais. Para além disso, também são oferecidas parcelas e entradas reduzidas.
Para os clientes que já tiverem financiamento, o Banco Volkswagen oferece o adiamento do pagamento das parcelas que venceriam em abril e maio. Elas seriam pagas somente no final do período do contrato.
O Jornal do Carro falou com o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Gustavo Schmidt. Para ele, os novos planos de financiamento “aliviam o consumidor no desembolso agora”.
“A procura de automóveis caiu drasticamente”, comenta Schmidt. Hoje, apenas 25% das lojas da Volkswagen no Brasil estão abertas, as quais têm trabalhado com equipes e horários reduzidos. Porém, Gustavo Schmidt esclarece que não pensa ser o “momento adequado ainda” para “fazer promoções agressivas no varejo”.
“Neste mês de abril, não temos a pretensão, de que vamos conseguir escoar todos estoques”, pontua Schmidt, apesar dos novos planos de financiamento. Para justificar, o vice-presidente de Vendas e Marketing aponta para o mercado: “até ontem (14 de abril), a indústria de abril estava 85% pior do que o mesmo mês do ano anterior”.
Entretanto, a queda no universo online foi menor. Segundo Schmidt, os acessos ao site da Volkswagen caíram 48% em abril de 2020 ante o mesmo período em 2019. Desta forma, Gustavo Schmidt esclarece que “é importante comunicar aos clientes” sobre a nova forma de atendê-lo: digitalmente. Para além, a Volkswagen também deve, em breve, colocar em seu site números de WhatsApp de todas os concessionários do País.
Pós-crise deve ser importante
Os olhares se voltam para a China, primeiro país a ser afetado pelo novo coronavírus. A Volkswagen realizou no país asiático uma pesquisa, em parceria com a Ipsos, que demonstrou o aumento no interesse por carros ao longo da crise.
O estudo mostrou que, antes do coronavírus, o carro próprio representava 34% dos meios de transporte escolhidos. Porém, o cenário mudou. Com a passagem do novo coronavírus, o número subiu para 66%. Para além disso, 66% dos entrevistados pretendem comprar um carro nos próximos seis meses e 79% dão preferência a test drive e entregas em domicílio.
“Óbvio, isso é a China. Sabemos que lá a conectividade é muito mais capilar. Porém, não há dúvidas de que a tendência vai vir para cá. Então, neste momento, estamos nos preocupando em criar este ambiente digital, preparar os nossos concessionários para a saída da crise”, diz Schmidt.
Caoa Cherry faz visita de vendedor e Renault trabalha com venda online
A Caoa Chery também lançou um serviço de atendimento em domicílio. Com o Caoa Chery Virtual, os clientes podem receber um vendedor autorizado em suas casas e também realizar um test drive do carro.
O agendamento deve ser feito por meio do telefone de contato da empresa: 0800 772 4379. A montadora esclarece que todos os carros do test drive vão passar por higienização a cada uso.
Antes mesmo da deflagração da pandemia da covid-19 no Brasil, a Renault já havia anunciado a sua loja online de carros. Nela, toda a gama de veículos de passeio da montadora está disponível para compra.
Assim como o canal de atendimento da Ford, a Loja Renault também oferece as etapas de compra no formato online. Entre as funcionalidades oferecidas estão o financiamento, a pré-avaliação do usado e o pagamento por boleto.
Mercedes entra na onda de descontos com a Sprinter
A Mercedes também aproveitou a ocasião para lançar a campanha Unidos Para Virar o Jogo. Nela, várias versões da Sprinter 2019/2020 terão condições especiais. Para fazer a compra o cliente não precisará dar um valor de entrada e só precisará pagar a primeira parcela quatro meses depois da compra. O valor poderá ser parcelado em até 36 vezes com uma tava de juro de 0,98% ao mês.
Fiat oferece revisão gratuita para profissionais da saúde
Em tempos de Covid-19, a Fiat está oferecendo uma condição exclusiva para os profissionais da área da saúde. Eles vão ter direito a três anos de revisão gratuita. A condição vale para modelos zero-km comprados até 6 de maio. Para obter o benefício, o cliente deve comprovar vínculo ativo com Conselho Regional da sua profissão ou entidade similar.