A Nissan apresentou as primeiras imagens e as novidades técnicas do Kicks 2021. O SUV compacto da marca, desenvolvido e apresentado no Brasil, ganhou sua primeira reestilização. Além da nova dianteira, a grande novidade é a chegada da tecnologia e-Power ao modelo, que o transforma em um carro eletrificado de baixo custo.
O modelo foi apresentado primeiro na Tailândia, onde já havia sido flagrado em uma carreta. As principais mudanças visuais estão na dianteira. A grade está maior, como a do novo Sentra, e o para-choque está mais ‘parrudo’ e dá à frente do Kicks um estilo mais esportivo e muscular que o anterior. Os faróis principais estão mais afilados e largos, invadindo as laterais dos para-lamas. E os de neblina têm um novo formato, bem como a grade inferior.
Leia Mais
Atrás, as lanternas foram mantidas, já que ainda têm um visual bastante moderno. Porém, o para-choque foi alterado e também está mais largo e tem um novo formato. As rodas são de 17 polegadas, com um design semelhante ao utilizado no elétrico Leaf. As luzes são todas de LEDs agora.
Internamente, o Kicks 2021 manteve o que já conhecemos. O painel de instrumentos é o mesmo, com 50% dele virtual. A central multimídia também é a mesma e só ganhou novas funções graças ao tipo de trem de força. No console central há uma nova manopla de câmbio e botão dos modos de condução.
Além disso tudo, o Kicks está mais seguro. Ele recebeu tecnologias como alertas de colisão dianteira, de ponto cego e de tráfego cruzado atrás, câmera de 360º com detecção de objetos e retrovisor interno com uma tela integrada, como a Fiat já vendeu no Uno.
Kicks 2021: tecnologia e-Power
A tecnologia e-Power da Nissan é uma forma barata e simples de criar um carro elétrico. É usado um motor a combustão pequeno e econômico como gerador. Ele cria a energia elétrica que é armazenada em um pacote de baterias e que alimenta um motor elétrico, que por sua vez movimenta as rodas.
No caso do Kicks 2021 tailandês, a opção foi pelo propulsor de 1,2 litro de três cilindros e um pacote de bateria de íons de lítio compactas O motor elétrico entrega 129 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Segundo a Nissan, com o trem de força e-Power, o Kicks 2021 é capaz de atingir um consumo de 23,4 km/l.
São três modos de condução disponíveis, EV, S e ECO. O primeiro utiliza apenas a força que vem da bateria, sem colocar o motor para trabalhar junto como gerador o tempo todo. O S, de Sport, para respostas mais ágeis, e o Eco faz uma reprogramação do conjunto para a entrega mais eficiente de energia.
Além das garantias usuais que o carro tem, a Nissan vai oferecer uma de 10 anos para a bateria de íons de lítio e de cinco anos para o sistema elétrico do e-Power.
Vale lembrar que em 2019, durante o lançamento do Leaf, o CEO da Nissan Brasil, Marco Silva, já havia confirmado que o Kicks seria o primeiro modelo eletrificado produzido no Brasil. Agora é aguardar a chegada do modelo para 2021 com o novo visual e também com a nova tecnologia. Por aqui, o modelo ainda deverá será flexível, o que o torna ainda mais sustentável ao rodar com etanol.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seKicks 2021: preços e versões
Na Tailândia, o Kicks 2021 será oferecido em quatro versões: e-Power S, e-Power E, e-Power V, e-Power VL. Os preços são de 889.000, 949.000, 999.000 e 1.049.000 Baht. Na conversão direta, sem impostos, os valores são equivalentes a cerca de R$ 160 mil, R$ 170 mil R$ 181 mil e 191 mil, respectivamente.
Se os preços fossem esses no Brasil, ele estaria fora de jogo, pois com esses valores estaria brigando com os SUV médios maiores, mais potentes e mais equipados, como VW Tiguan, Jeep Compass e Chevrolet Equinox, para citar alguns exemplos.