A gama do BMW Série 3 ganhou mais um integrante no Brasil. A marca começou a vender no País a versão híbrida plug-in 330e M Sport, importada da Alemanha. O modelo é tabelado a R$ 297.950. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Série 3 híbrido será vendido pela internet, por meio do canal de vendas da fabricante.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO 330e usa o conhecido motor 2.0 turbo de 184 cv da versão 320i acoplado a um motor elétrico de 113 cv. A potência combinada é de 292 cv e o torque chega a 42,8 mkgf. Segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega aos 230 km/h de velocidade máxima. O câmbio é automático de oito marchas.
Em modo elétrico, a bateria de íons de lítio de 12 kWh consegue entregar autonomia de 66 quilômetros. No modo Hybrid, o sedã pode rodar apenas com eletricidade a até 110 km/h. No modo totalmente elétrico, chega a 140 km/h antes do 2.0 entrar em ação.
Há ainda modos Sport e de controle de bateria, que conserva carga durante uma viagem na estrada para que o Série 3 tenha autonomia para rodar na cidade, por exemplo. Ao rodar somente em modo totalmente elétrico, o sedã emite um ruído externo para alertar pedestres de sua presença.
Na seleção Sport, o sistema elétrico ainda consegue entregar 40 cv extras por até 10 segundos. Com o XtraBoost, a potência total do 330e pode chegar a 332 cv.
As baterias podem ser recarregadas a 80% em cerca de 2h40 pela Wallbox. Geralmente comprada à parte, a tomada de recarga da própria BMW é de série no 330e e pode ser instalada na garagem do proprietário. As recargas são gratuitas também em qualquer dos pontos da marca espalhados pelo país. A recarga é feita por meio da tomada localizada no paralama dianteiro esquerdo, à frente da porta do motorista.
Híbrido tecnológico
Outros sistemas são comuns ao 330i já vendido por aqui. Há sistema de condução semiautônoma, atualização de programas pela internet, assistente pessoal e uma lista extensa de itens tecnológicos.
A versão tem sistema de câmeras 360°, assistentes de estacionamento, chave presencial com partida por botão e central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. O cluster de instrumentos é virtual, com tela de 12,3 polegadas.
Entretanto, há dois diferenciais importantes do modelo híbrido em relação à versão movida somente a gasolina. O 330e tem tanque de combustível e porta-malas menores do que o modelo convencional. O sedã híbrido tem tanque de 40 litros, ante os 59 litros do 330i. Já o bagageiro comporta 375 litros, ante 480 litros do 330i.
O visual da versão é idêntico a qualquer outro Série 3 da atual geração. Por fora, apenas o emblema indica que se trata da versão híbrida. A cabine também segue o mesmo padrão, com materiais de qualidade e muito requinte.