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Fiat 500X e 500L serão transformados em um único SUV maior
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Fiat 500X e 500L serão transformados em um único SUV maior

Em corte de custos, Fiat irá transformar as duas variantes da família 500 em um inédito SUV de dimensões maiores

Redação

26 de mai, 2020 · 3 minutos de leitura.

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FIAT 500X
Crédito:FIAT

A Fiat vai aproveitar o momento de crise do mercado para criar novas sinergias. A empresa pretende dar fim aos dois modelos maiores da linha 500, o 500X e o 500L, e substituir ambos por um único veículo. A proposta, segundo o presidente da marca italiana, é lançar um SUV maior que cubra a lacuna de ambos.

A proposta do novo SUV é ter o entre-eixos maior o suficiente para acomodar um pacote de baterias de íons de lítio. Isso porque uma das missões é ter uma versão 100% elétrica. Uma imposição do mercado para ser competitivo nos próximos anos no segmento, especialmente na Europa.

Vale lembrar que a Fiat, como parte do grupo FCA (Fiat-Chrysler) fechou uma fusão com o grupo PSA (Peugeot-Citroën) no último ano. E a PSA já tem plataformas modulares prontas para atender carros elétricos, as EMP1 e EMP2.

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Elas foram projetadas para receber trens de força a combustão, híbridos e elétricos. A EMP1 atende os compactos e subcompactos, como os Peugeot 208 e 2008 e o Opel Corsa. A EMP2 é a utilizada para os veículos médios e grandes, como os Peugeot 3008 e 5008 e o Citroën C4 Picasso.

Foco do novo modelo

Segundo François, entre as necessidades do novo modelo está a de “atender bem famílias como o 500L e ser dinâmico como o 500X”. Pela lógica da declaração do executivo, o novo modelo deve ser produzido sobre a plataforma EMP1. Também conhecida como CMP, para os produtos mais compactos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.