Um dos maiores sucessos da telona do início dos anos 1990, “Dias de Trovão” marcou toda uma geração que gostava de carros, corrida e adrenalina. Com Tom Cruise no papel do piloto Cole Trickle poderia ter sido também um sucesso no videogame. Poderia. Após o sucesso do filme em que Cruise faz um piloto da Nascar, o projeto começou a ser desenvolvido em parceria com a Mindscape, mas foi abandonado e nunca chegou as prateleiras das locadoras. A história interrompida é no mínimo curiosa, já que o jogo efetivamente existe.
Ele foi descoberto após o espólio de um programador Chris Oberth, que faleceu em 2012, ser doado para a Fundação da História do Video Game. Entre velhos computadores, CDs, disquetes, anotações, fitas cassetes e fitas de arquivo, foi encontrado o arquivo do jogo “Dias de Trovão”. A programação do jogo precisou ser reconstruída, já que faltam alguns pedaços, porém o arquivo agora funciona. Vale dizer que o jogo, como um todo, estava partilhado em cerca de 40 disquetes, uma coisa comum na época.
Apesar disso, a fundação diz que “faltavam muitos dados de origem”. Por isso, em breve, vão colocar à disposição na rede o código fonte do jogo. Com isso, um grupo de entusiastas de jogos antigos já se prepara para criar uma pequena leva de cartuchos para jogar “Dias de Trovão” no Nintendo (NES); no Brasil conhecido como “Nintendinho”.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO jogo
Como se espera para a época, o jogo é bastante simples. Os jogadores podem escolher entre três carros e então competir entre si em diversas pistas que faziam parte da temporada da Nascar na época: Daytona, Talladega ou Bristol, por exemplo. Com uma volta de qualificação, os jogadores contra o computador para vencer a prova sem muitos danos no carro. O jogo trazia ainda a necessidade de realizar paradas nos boxes para reabastecer e trocar pneus.