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Chinês Buick Velite 7 antecipa SUV elétrico do Chevrolet Bolt
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Chinês Buick Velite 7 antecipa SUV elétrico do Chevrolet Bolt

Buick divulgou primeira imagem do Velite 7, primeiro SUV elétrico da marca destinado ao mercado chinês e que dará origem ao modelo da Chevrolet

Redação

18 de jun, 2020 · 3 minutos de leitura.

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elétrico
BUICK VELITE 7 DARÁ ORIGEM A
Crédito:BUICK

A Buick, empresa do grupo GM que faz muito sucesso na China, divulgou a primeira imagem do Velite 7. O modelo é o primeiro SUV elétrico da companhia. A novidade chegará às ruas do país asiático ainda neste ano, apesar da pandemia do novo coronavírus. O modelo antecipa as linhas do SUV elétrico que irá expandir a “família” Chevrolet Bolt.

O modelo vai se juntar ao Velite 5, que utiliza sistema de autonomia estendida. Um motor a combustão gera energia para alimentar as baterias e mover o motor elétrico. Trata-se da versão chinesa do Volt, o hatch médio da GM que estreou essa tecnologia. A linha conta ainda com o Velite 6 e Velite 6 Plus, que têm bateria de maior capacidade e maior autonomia. Esse modelo tem carroceria que lembra peruas.



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Bateria com novo sistema gerenciamento de temperatura

Velite 7 vai utilizar uma bateria modular de íons de lítio com desenho e quimíca das células melhorados. Com um novo sistema de gerenciamento de calor da bateria, o SUV elétrico deve fornecer cerca de 500 km de autonomia em ciclo de teste, algo estimado por volta de 320 km na em condições reais de uso.

O modelo ainda não teve os dados finais divulgados, mas algumas dimensões do novo SUV elétrico devem ser de cerca de 4,26 metros para o comprimento e 2,67 m para o entre-eixos. O motor elétrico único deve render cerca de 176 cv, o mesmo propulsor do Bolt. Para a versão americana, que será vendido como Chevrolet, a expectativa é que o motor seja recalibrado para 200 cv.

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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”