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Kia mostra nova geração da minivan Carnival
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Kia mostra nova geração da minivan Carnival

Quarta geração da minivan tem visual moderno e pela primeira vez deverá oferecer uma opção de trem de força híbrido

Redação

25 de jun, 2020 · 4 minutos de leitura.

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NOVA GERAÇÃO DA KIA CARNIVAL
Crédito:KIA

A Kia mostrou a quarta geração da minivan Carnival. O modelo adotou o visual renovado de outros modelos da marca, com a nova linguagem visual. Nos Estados Unidos, começa a ser vendido no final do ano. Por lá, inclusive, o modelo tem outro nome: Sedona.

A nova geração chega para substituir a terceira, que estava em produção desde 2014. Por mais que o modelo esteja mais moderno em termos de visual, é preciso lembrar que ele continua a ser uma minivan, então não abusou das linhas, já que a praticidade está no formato.

A dianteira está mais diferente. Além da grande maior e mais chamativa, tem os faróis de LEDs, mais finos e estreitos. Eles têm LEDs diurnos que se integram ao formato da grade, formando um conjunto bem interessante. Em um recorte interno na grade estão os fachos do farol alto. Na traseira, as lanternas basicamente se tornaram uma barra de luz que transpassa o logo da Kia. Na parte inferior, no para-choque há luzes de ré e de neblina.

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Sem divulgar os números finais, a Kia apenas diz que aumentou o entre-eixos do modelo. A geração atual, ainda à venda no Brasil, tem 3,06 metros de entre-eixos. O comprimento total é de 5,11 metros. Como o SUV Sorento, a minivan traz as colunas A e B escurecidas, enquanto a C tem um acabamento cromado que destaca a última seção do veículo.

As motorizações também não foram divulgadas. Atualmente, o modelo aposta em um V6 3.3 que rende 276 cv. As apostas estão para a atualização com o V6 3.8 do Telluride, que rende 295 cv. Há a expectativa também por um conjunto híbrido. Ele é formado por um propulsor quatro-cilindros de 1,6 litro, turbo, associado a um motor elétrico. A potência combinada é de 277 cv e 35 mkgf.

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Mercado de minivan morreu no Brasil

Se no Brasil o mercado de minivan desapareceu, ainda mais desses modelos de luxo, há espaço em outros Países, como Estados Unidos e também na própria Coreia do Sul, terra da Kia. No Brasil, em 2020, a Chevrolet Spin tem 5.135 unidades emplacadas em 2020. O segundo lugar é da Carnival com 52 unidades. A Chrysler Pacifica, sucessora da Town & Country, registrou um exemplar. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne os concessionários.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.