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Ford Bronco será lançado dia 13 e virá também ao Brasil
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Ford Bronco será lançado dia 13 e virá também ao Brasil

Nova geração do 'SUV raiz' será apresentada oficialmente dia 13 nas duas versões que já vazaram em imagens

Redação

03 de jul, 2020 · 4 minutos de leitura.

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bronco
IMAGEM TEASER DO NOVO FORD BRONCO
Crédito:FORD

Demorou, mas agora vai. Após atrasos causados pela pandemia do novo coronavírus e pela infeliz coincidência de datas com o aniversário de O.J. Simpson, o Ford Bronco vem aí. A segunda geração do jipão raiz será apresentado em sua plenitude com todos os detalhes e será – pela primeira vez – global.

A imagem divulgada antecipa o que já era esperado – e também o que os flagras já haviam mostrado. O novo Bronco será uma releitura moderna do anterior. A imagem faz uma montagem com as laterais da nova geração e o centro da original. Isso só reforça o design quadradão com faróis redondos e enormes espelhos retrovisores.

O vídeo divulgado junto mostra outras diferenças. Se o antigo Bronco trazia “Ford” grafado na grade, agora, o novo vai ter o próprio nome estampado na dianteira. Outra correlação com o original são as setas. Antes elas ficavam integradas à grade. Agora, como mostra o vídeo, serão LEDs que saem do farol e “invadem” a grade.

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Soon to be seen by the trailheads, mountain summits and sand dunes. #FordBronco . *CGI image. Pre-production model shown.

Uma publicação compartilhada por Ford Bronco (@fordbronco) em

Na conta oficial do Ford Bronco no Instagram, a Ford também postou imagens de “projeto” do modelo original, que tinha a opção de teto removível e para-brisa rebatível. Isso deixa claro que o novo também irá oferecer essas opções, tal qual o seu rival Jeep Wrangler.

É quase certo que o Bronco também será oferecido no Brasil, mas antes dele a Ford tem outra novidade em termos de SUV para o País, o Territory, que virá para brigar no segmento do Jeep Compass, inicialmente importado da China. Todos os detalhes aqui.


Versão civil e motores

Com uma versão “nutella”, o Bronco também pretende conquistar os compradores que não são tão broncos, assim, com o perdão do trocadilho. O Sport terá uma plataforma monobloco, de carro de passeio. É a base do Escape com estilo mais off-road e quatro portas.

Essa é a versão que deve utilizar o motor 2.3 Ecoboost turbo de 270 cv com o câmbio automático de dez marchas. Para o Bronco raiz, cuja base é o chassi da picape Ranger, o motor deve ser o V6 2.7 Ecoboost de 325 cv. Nesse caso, as opções de câmbio, além do automático de dez marchas, é o manual de seis marchas com a sétima “Crawler”. Essa sétima é uma marcha extra de força para uso no off-road pesado. Na prática, é uma reduzida já integrada ao câmbio do veículo.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.