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Nova Chevrolet S10 terá logo diferente pelos 25 anos de Brasil
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Nova Chevrolet S10 terá logo diferente pelos 25 anos de Brasil

Picape ganhará logo ao estilo "Ford Raptor" em reestilização que marca os 25 anos do modelo no País

José Antonio Leme

08 de jul, 2020 · 5 minutos de leitura.

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TEASER DA NOVA S10 DE CELEBRAÇÃO AOS 25 ANOS
Crédito:CHEVROLET

A Chevrolet divulgou um teaser da reestilização da picape S10 que chega ao País no próximo mês. O modelo ganhou um hotsite para as novidades até a chegada do modelo efetivamente ao mercado. Além disso, a picape terá uma configuração exclusiva para o Brasil com grade ao estilo “Ford Raptor”.

Isso significa que a grade terá, ao invés da gravata dourada que é o símbolo da Chevrolet, o nome por extenso. A imagem oficial da marca não mostra, mas com algum trabalho de edição de imagem é possível ver os detalhes da frente da picape. A gravata não sai, mas vai para a parte inferior da grade, no lado esquerdo. Como na Colorado ZR, versão esportiva da irmã americana.

A novidade foi criada como modo de celebrar a herança das picapes da Chevrolet no Brasil. Os primeiros carros fabricados pela GM no Brasil eram picapes também e traziam o nome da marca por extenso. Com um milhão de unidades produzidas, a S10 vai reviver o padrão. Leia mais sobre os 25 anos da S10.

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S10: reestilização “normal”

Além dessa série especial para o Brasil, as versões normais também terão novidades no visual. A dianteira vai adotar um estilo semelhante ao da Colorado – a versão para Estados Unidos. Uma das mudanças é a nova grade, com formato de colmeia, para ressaltar a esportividade.

A barra cromada que atravessa a grade foi duplicada. Com isso, a gravata fica em uma espécie de “sanduíche”. Na parte inferior da grade a colmeia tem formato maior e na seção abaixo há um aplique de plástico cromado, que simula um protetor de motor.

O para-choque também é novo. Isso para poder acomodar os faróis de neblina que são destacados e tem moldura própria, completando o aspecto mais esportivo da dianteira da picape nessa reestilização. Os faróis foram mantidos, no formato e no posicionamento das luzes.


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Mecânica deve ser mantida

Tanto em motor e câmbio e tecnologia, a S10 está parelha se comparada às rivais, então não deve trazer alterações. Atualmente, a S10 parte de R$ 135.490 e chega a R$ 213.290, dependo da versão. Fabricada em São José dos Campos (SP), ela é oferecida nas opções de chassi, cabine simples e cabine dupla.

Destinadas ao trabalho, as versões chassi e cabine simples têm capacidade de carga de até 1.200 kg e sempre vêm com o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf. O câmbio é sempre o manual de seis marchas e tração 4×4 com acionamento eletrônico.


A cabine dupla, além de oferecer o mesmo conjunto mecânico acima, pode associar o motor diesel ao câmbio automático de seis velocidades. A outra opção é o motor 2.5 flexível que entrega até 206 cv e 27,3 mkgf com etanol. Essa variante também pode contar com câmbio manual ou automático de seis marchas. A tração pode ser 4×2 traseira ou 4×4, dependendo da versão.

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CHEVROLET/REPRODUÇÃO
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.