Depois de alguns teaser a Kia apresentou finalmente o Kia Sonet, seu novo SUV. O modelo, que é tratado como um SUV subcompacto, foi lançado primeiro na Índia. O mercado indiano é importante para as marcas asiáticas e o carro foi criado pensando nisso.
Com menos de 4 metros de comprimento, ele se encaixa em uma regra de redução de carga tributária no País. Carros menores ocupam menos espaço e poluem menos, na populosa Índia. Apesar disso, o foco do modelo é global, isso significa que o Sonet pode ser oferecido em outros mercados que estão abraçando o conceito do SUV, como o Brasil.
Leia Mais
Em termos de linha, o modelo manteve muito do que estava no conceito mostrado no Salão de Nova Delhi, em fevereiro. Isso significa que o pequenino SUV tem uma cara de Sportage em dimensões reduzidas. A lanterna na traseira é uma peça única ligada por uma barra.
Olhando de lado é possível ver um estilo moderno pela escolha na divisão entre o teto a coluna C. A Kia optou por fazer um recorte na diagonal, diferentemente de outras marcas que optam por fazer o “teto flutuante”. Do conceito, as poucas diferenças são as maçanetas e espelhos convencionais.
Na dianteira, a interpretação mais atual do conceito visual “nariz de tigre” da Kia. Isso inclui faróis de LEDs e as luzes diurnas “batimento cardíaco”, que pulsam como se fossem o batimento de um coração. A mesma tecnologia foi aplicada nas lanternas traseiras. Ele será oferecido em duas versões de acabamento: GT-Line, das imagens, e uma de entrada, sem nome.
O interior moderno, porém prático, traz uma tela de 10,25 polegadas para a central multimídia e um painel de instrumentos virtual de 4,2″ que foram montadas de modo que parecem uma peça única. O sistema é parecido com o utilizado pela Mercedes-Benz nos carros que tem o MBUX mais completo.
Entre as tecnologias disponíveis há atualização sem fio de mapas do sistema de navegação, ar-condicionado com sistema de filtragem contra vírus e saída no banco traseiro e som Bose com sete alto-falantes e sub-woofer. O interior oferece ainda LEDs de iluminação nos porta-objetos da portas. Como opcionais há partida remota do motor, chave inteligente, modos de tração e grip controle, além de carregador sem fio de celular com função refrigerante.
Motores do Kia Sonet
Para a Índia, o Kia Sonet será oferecido com três opções de motores, dois a gasolina e um diesel. O primeiro é o 1.2 quatro-cilindros, aspirado, seguido do 1.0 três cilindros, turbo. O terceiro é o 1.5 turbodiesel, que será a opção de topo. Os números de potência e torque não foram divulgados.
Os câmbios disponíveis serão os manuais de cinco ou seis velocidades; há também o automatizado de sete marchas e dupla embreagem e o semiautomático de seis velocidades, que estreou recentemente no Hyundai Venue. Ele tem câmbio manual, mas não tem o pedal de embreagem.