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BMW X6 M chega em setembro por R$ 890.950
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BMW X6 M chega em setembro por R$ 890.950

Com pacote esportivo e motor 4.4 V8 BMW X6 M é capaz de atingir velocidade máxima de 290 kmh/h

Redação

10 de ago, 2020 · 4 minutos de leitura.

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X6 M
BMW X6 M
Crédito:BMW/Divulgação

Conforme prometido, a BMW lançou o X6 M no Brasil. Previsto para o terceiro trimestre do ano, o modelo fará sua estreia em solo nacional em setembro. O preço é de R$ 890.950.

Pioneiro no segmento de utilitários esportivos coupés, ele é feito em Spartanburg, Estados Unidos. Por aqui, desfila com a ajuda do motorzão 4.4 V8 a gasolina de 600 cv. Com ajuda do torque de 76,5 mkgf, o grandalhão da série M chega aos 290 km/h e rompe a barreira dos 100 km/h em 3,8 segundos.

Para auxiliar toda essa força, o BMW X6 M é equipado com câmbio automático de oito velocidades. A tração é integral. Os pneus têm tamanhos diferenciados na frente e atrás. As medidas são: 295/35R21 (dianteira) e 315/30R22 (traseira).

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Visualmente, tem para-choques exclusivos, conjunto óptico BMW Laserlight e saias laterais da grife BMW M. E ainda oito diferentes opções de cores para a carroceria. Do lado de dentro, são cinco tonalidades distintas – todas em couro Merino. Teto solar panorâmico e moldura da janela com acabamento em High-Gloss Shadow Line complementam o pacote.

Toque de esportividade

Para ainda mais esportividade – praxe na divisão M Sport -, a novidade vem com exaustor com sonoridade singular. É possível também escolher entre dois modos de pilotagem M Drive (M1 e M2), que permitem configuração personalizada por meio de ajustes no motor, direção, transmissão e controle de estabilidade. As informações do painel de instrumentos podem ser conferidas no para-brisa, mérito do head-up-display colorido.


Aliás, a BMW promete atualização remota (e gratuita) de software e inteligência artificial que “aprende” dados do usuário e adapta funções. Por exemplo, o carro pode ligar sozinho o aquecimento dos bancos em certa temperatura.

Mais tecnologia

Reconhecimento noturno de pedestres e soluções para condução semiautônoma são de série. Tem ainda sistema de áudio assinado pela Harman Kardon e pequenos mimos, como porta copos com aquecimento e resfriamento e tapetes em veludo.

Monitoramento de pressão dos pneus, air bags frontais, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e de tração representam o pacote de segurança. O Parking Assistant Plus tem a função de medir o espaço para estacionamento por meio de câmeras e sensores – afinal, não é das tarefas mais simples estacionar um carro com cerca de 5 metros de comprimento.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.