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Audi e-tron Sportback chega às lojas por R$ 511.990
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Audi e-tron Sportback chega às lojas por R$ 511.990

Segundo elétrico da Audi chega ao País com 446 km de autonomia com uma carga e se destaca pelo estilo "SUV-Cupê"

Redação

25 de ago, 2020 · 4 minutos de leitura.

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e-tron sportback
e-tron Sportback
Crédito:AUDI

A Audi iniciou as vendas do seu segundo carro elétrico no País, o e-tron Sportback. O modelo chega para compor a linha ao lado do “irmão” e-tron, do qual é derivado. O “SUV-cupê” aposta em mais estilo em relação ao irmão SUV “raiz”. Seu preço, por venda direta, é de R$ 511.990. O modelo será vendido diretamente da Audi aos clientes, apenas com intermediação do negócio via concessionárias.

Com dois motores elétricos que entregam o equivalente a 408 cv e 67,7 mkgf. Mas eles não são iguais. O que está no eixo dianteiro entrega 183 cv e 31,5 mkgf, enquanto o motor no eixo traseiro rende 224 cv e 36,2 mkgf. O cãmbio automático tem apenas uma marca e a ré.



Ambos são alimentados pelo pacote de baterias de íons de lítio de 36 módulos e que pesa cerca de 700 kg. Em um ponto de recarga ultra rápida, de 150 kW, é possível atingir 80% da carga em 30 minutos. A autonomia no ciclo de teste europeu WTLP é de 446 km com uma carga. Esse ciclo é o equivalente a um teste em uso de vida real, vale dizer.

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e-tron sportback
AUDI

e-tron Sportback: versões e pacotes

Como no e-tron SUV, o e-tron Sportback terá duas versões: Performance e Performance Black, que traz alguns itens de acabamento e visual diferenciados. No mais, ele vai oferecer os mesmos opcionais que o irmão SUV convencional: pintura metálica ou perolizada, faróis Full-LEDs Matrix e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos.

Há ainda dois pacotes: o tecnológico, que traz head-up display, o Audi Pre sense que inclui controle de cruzeiro adaptativo com função traffic jam, assistente de manutenção em faixa de rodagem, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros; e o assistente de visão noturna.


O outro pacote, o Audi Side Assist traz o alerta de ponto cego, sensores com alerta de colisão traseira e o assistente de tráfego cruzado e saída de vaga, que avisa caso haja um carro cruzando o espaço no qual o motorista não tem visão.

As 14 concessionárias que estão credenciadas para vender a família e-tron ficam em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.