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Ferrari Portofino M chega aos 620 cv e traz novo câmbio de oito marchas
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Ferrari Portofino M chega aos 620 cv e traz novo câmbio de oito marchas

Nova versão do conversível usa evolução do motor V8 que já estava na Ferrari Roma

Emily Nery, special para o Jornal do Carro

19 de set, 2020 · 3 minutos de leitura.

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FERRARI PORTOFINO M
Crédito:FERRARI

A Ferrari percebeu que a linhas modernas e robustas da Portofino fizeram sucesso. Na mesma linha vieram Roma e o futuro SUV Purossangue. A nova estratégia da marca para perpetuar o design do conversível mundialmente está na nova Portofino M. O M é de “modificata”, para ressaltar os novos motor e visual.

Assim como a Roma, a Portofino M é equipada com o V8 biturbo de 3,9 litros que entrega até 620 cv a 7.500 rpm enquanto oferece torque máximo 77,5 mkgf entre 3.000 e 5.750. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e de oito marchas. Ele está 20% mais leve e entrega 35% mais torque. A velocidade máxima chega aos 320 km/h e a aceleração 0 a 100 km/h é feita dentro de 3,4 segundos.

Inspirados nos carros da Fórmula 1, é possível escolher um dos cinco modos de condução pelo famoso seletor Manettino. Estão disponíveis: comfort, sport, wet, sem controle de estabilidade (ESC off) e o novato Race, que parece entregar o suprassumo em dirigir uma Ferrari.

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FERRARI

Se olhar rápido, pode achar que o design continua o mesmo, contudo, a versão M trouxe algumas alterações que deixam seu visual mais feroz e melhoram a aerodinâmica. O cabrio adota grandes saídas de escape, um novo desenho no para-choque dianteiro, enquanto o para-choque traseiro é um pouco menor. Já as lanternas foram internamente redesenhadas.

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Portofino M: mais tecnologia e um novo ronco

Para dar ao motorista a experiência de dirigir um esportivo, há um novo sistema de exaustão que não possui silenciadores. Felizmente, o ronco do motor ficará mais alto.

Vale ressaltar os novos equipamentos do cupê conversível, oferecidos como opcionais. É possível escolher aquecimento e ventilação dos bancos, monitor de ponto cego, reconhecimento de placas de trânsito e controle de cruzeiro adaptativo.

Oferecido por € 290.000, cerca de R$1.280.000 na conversão direta, sem impostos, o conversível deverá chegar ao mercado no segundo trimestre de 2021.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.