A Ford investirá US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões, na conversão direta) na construção de uma nova fábrica para produzir a F-150 elétrica. A planta onde a picape elétrica será feita ficará em Dearborn, no Michigan, Estados Unidos, onde fica a sede da empresa. O novo modelo foi revelado em um vídeo que mostra a realização de testes de durabilidade.
A linha de produção será erguida dentro do lendário Rouge Center, onde foram feitas as primeiras unidades do Ford A, na década de 1920. A unidade deve ficar pronta na metade do ano que vem. A nova F-150 elétrica começa a ser produzida em 2022.
A Ford não revelou detalhes do modelo. O que se sabe por enquanto é que a rival de Tesla Cybertruck e do Hummer elétrico, da GM, terá maior potência e torque que qualquer F-150 disponível hoje. Ou seja, superará os 450 cv da F-150 Raptor gerados pelo motor EcoBoost 3.5 V6. E será a mais rápida da linha, além de ter a maior capacidade de reboque.
Veículo mais vendido dos Estados Unidos, a F-150 terá também tecnologia capaz de tornar-se fonte de energia. Na prática, poderá fornecer eletricidade a estações de trabalho e acampamentos, por exemplo. E haverá um bagageiro gigante na dianteira.
O vídeo da F-150
O vídeo divulgado pela Ford tem pouco mais de 30 segundos. Nele, é possível ver a All-Electric F-150 Prototype (como é chamada no material) em situações extremas, como rebocando um trailer, subindo ladeiras íngremes e mergulhando na lama. A ideia é mostrar que veículo elétrico não é sinônimo de fragilidade.
Achou que era só isso? Pois, tem mais. O novo complexo deverá também servir de cenário para a montagem de baterias. Para completar, haverá produção de uma versão híbrida da Ford F-150, com o motor 3.5 somado a outro elétrico.