A linha 2021 do SUV MINI, o Countryman está confirmado para chegar por aqui entre outubro e dezembro. O novo Countryman traz singelas alterações no visual. Por enquanto, a marca não revelou informações referentes ao motor e versões para o País, mas deve alinhar-se a gama vendida na Europa.
O modelo apresenta algumas modificações sutis como faróis de LEDs e grade redesenhados, além da nova moldura do para-choque que inclui os faróis de neblina. Na traseira, a grande mudança está no novo desenho no interior das lanternas, que se assemelha a bandeira do Reino Unido, recurso chamado Union Jack. O para-choque também é novo.
Dentro da cabine, a novidade está no cluster de instrumentos digitais. Entretanto, não sabemos se a configuração será somente opcional. A central multimídia de 5 polegadas é a mesma encontrada nos John Cooper Works (JCW) e o sistema traz a assistente pessoal da Amazon, a Alexa.
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O modelo atualizado, que já estreou na Europa, oferece os mesmo propulsores atualmente disponíveis. O 1,5 litro, três-cilindros, turbo, a gasolina que desenvolve 136 cv (Cooper) ou o 2.0, quatro-cilindros, turbo, que chega a 192 cv (Cooper S) ou 306 cv na opção John Cooper Works.
A opção híbrida Countryman SE ALL4 combina um motor a combustão 1.5 turbo de 136 cv com um elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio. A potência combinada é de 227 cv. A autonomia no modo elétrico é de 51 km. O câmbio pode ser automático de 6 velocidades, ou automatizado de dupla embreagem de sete velocidades. Já para versões com tração integral (ALL4), o câmbio é o automático de oito marchas.
Segundo assessoria da BMW, dona da Mini, o foco hoje é no híbrido no País. Podemos então esperar a manutenção da versão eletrizada. No Brasil, a atual geração do Countryman é oferecida nas seguintes versões: Exclusive, Top, S ALL4, SE ALL4 (híbrido) e John Cooper Works. Os preços vão de R$ 176.990 na opção Exclusive até R$ 289.990 na variante JCW.