A ofensiva da Ford em focar o mundo dos SUVs e picapes é coisa séria. Depois de tirar de linha modelos tradicionais do segmento de sedãs para apostar as fichas em lançamentos de utilitários esportivos – leia-se a troca do Fusion pelo Bronco -, a fabricante mira no mercado de modelos com sete lugares. A carta na manga chama-se Equator.
Até o momento, não foram divulgados muitos detalhes, mas sabe-se que, assim como o Territory, o modelo tem origem na parceria Jiangling-Ford. Ou seja, o novato também vem da China. No mercado, deverá se posicionar um degrau acima, já que sua configuração é voltada à sete lugares.
Sobre medidas, informações apontam que o Equator tem 4,91 metros de comprimento. Largura e altura são de, respectivamente, 1,93 m e 1,76 m. A distância entre os eixos é de 2,87 m.
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Por enquanto, sabe-se que o SUV será oferecido apenas com motor a gasolina. Trata-se do EcoBoost 2.0 quatro cilindros de 221 cv de potência. Para auxiliar na performance, o Equator contará com opções de câmbio manual ou automático. Ambos, com cinco marchas. A tração também será dividida em duas opções: traseira ou nas quatro rodas.
Concorrência do Equator
De acordo com o Car News China, no país asiático, o Equator concorreria com Jeep Grand Commander e do Toyota Highlander. Por aqui, Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan AllSpace, por exemplo, poderiam estar na mira.
O estilo parrudo traz visual, digamos, peculiar. A dianteira em conjunto óptico totalmente em LEDs. Mas não fica claro se vêm no estilo convencional ou se seguem a tendência vista em modelos como Fiat Toro, por exemplo, com luzes de direção secundárias acima da grade dianteira. Esta, aliás, tem efeito tridimensional.
Atrás, o modelo tem lanternas também iluminadas com LEDs. Uma barra conecta o conjunto, como no Edge. O nome “Equator” vai em letras garrafais logo abaixo do logo da Ford. Há dupla saída de escape. Nada foi especificado sobre detalhes técnicos, preços ou equipamentos.