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Pela primeira vez, uma piloto transgênero correrá a 24 Horas de Nürburgring
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Pela primeira vez, uma piloto transgênero correrá a 24 Horas de Nürburgring

Britânica Charlie Martin disputará a tradicional prova de longa duração no circuito alemão ao volante de um BMW M240i

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

25 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Crédito:PRAGA CARS/DIVULGAÇÃO

Charlie Martin está prestes a entrar para a história da 24 Horas de Nürburgring. Aos 37 anos, a pilota britânica natural de Leicester, no Reino Unido, será a primeira transgênero a disputar a prova alemã, que é considerada uma das mais tradicionais da Europa. A largada será às 10h30 deste sábado (26), com transmissão ao vivo pela internet no canal oficial da competição no Youtube.

Martin correrá em Nürburgring ao volante do BMW M240i da equipe Adrenalin Motorsport, com a qual disputa o campeonato de endurance do circuito alemão. Há 15 anos nas pistas, a britânica começou sua trajetória em 2006 acelerando um Peugeot 205 modificado no campeonato inglês de corrida de montanha. Anos depois, disputou o campeonato europeu da modalidade e a Fórmula Renault.



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PRAGA CARS/DIVULGAÇÃO

“Estou muito animada para correr a 24 Horas de Nürburgring! É uma das maiores provas de resistência do ano, em um circuito famoso por sua complexidade e condições mutáveis. Este também é um momento de muito orgulho para mim, como primeira transgênero a entrar nesta corrida. Depois de um ano tão louco, isso poderia facilmente não acontecer”, celebra Charlie Martin.

A participação da piloto transgênero acontecerá na edição que marca os 50 anos da 24 Horas de Nürburgring ‒ a primeira prova aconteceu em maio de 1970. O BMW M240i da equipe Adrenalin Motorsports (carro de número 242) vai largar na posição 77 do grid. Além de Martin, o time contará com os pilotos Davide Bertello, Lutz Marc Rühl e Jens Bombosch. O quarteto vai se revezar ao volante.

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24 Horas de Nürburgring

Com mais de 25 km de extensão, o traçado de Nürburgring é um dos mais desafiadores no mundo. E nas provas de longa duração, como a 24 Horas, os carros precisam ser bons o bastante para se manterem na pista até a bandeirada final. O domínio é sempre dos bólidos da GT3, como o Audi R8 LMS e o Porsche 911 GT3, que são os carros da categoria mais veloz.

Além de correr em Nürburgring, Charlie Martin já traçou o seu futuro. No auge da carreira, a britânica vai disputar a temporada 2021 do Campeonato Britcar de Endurance no protótipo Praga R1, e pretende correr a 24 Horas de Le Mans, mais famosa prova de resistência do automobilismo mundial. Fora das pistas, Martin é ativista LGBT e atua em projetos sociais no Reino Unido.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.