A Lamborghini usou as redes sociais de sua divisão de competição para divulgar o primeiro teaser de um novo modelo, o Macchina Veloce Aperta. Em tradução literal, “Máquina Veloz Aberta” e não precisa de muito para entender o nome pela imagem do modelo sendo testado em pista.
Ele é sem teto, sem para-brisa e com linhas agressivas, como a maioria dos Lamborghini. As linhas da traseira deixam claro que ele será baseado no Aventador, o superesportivo de topo da companhia. Por estar em pista e ser divulgado nas contas da Squadra Corse, a expectativa é que o modelo seja focado apenas no uso em circuitos e não nas ruas.
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O modelo segue as linhas do Essenza SCV12, uma série especial de 40 carros apenas para uso em pista. A diferença principal do Essenza é que ele era um cupê, ou seja, tinha teto. Esse não é o primeiro roadster (sem teto e para-brisas) da Lamborghini. Em 2012, a marca mostrou o Aventador J Speedster.
Se apostar na mesma mecânica do Essenza, o Macchina Veloce Aperta terá um V12 com cerca de 830 cv. O sistema ainda tem um Ram Air, de admissão forçada natural, que aumenta a potência em altas velocidades. A transmissão será a manual de seis marchas, sequencial, da X-trac, de competição.
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Quando chegar às ruas, o Macchina Veloce Aperta terá rivais: McLaren Elva e Ferrari Monza SP1 e SP2. Tanto o britânico quanto o outro italiano são séries limitadas; 399 unidades e 499 unidades (somadas), respectivamente.
O McLaren Elva terá motor V8 4.0 biturbo que rende 815 cv e 81,5 mkgf. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. O conjunto leva o roadster de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e até os 200 km/h em 6,7 segundos, segundo a marca. Ele começa a ser entregue a partir de 2021 aos compradores.
Já os modelos da Ferrari usam a base da 812 Superfast. Isso significa um motor V12 6.5 de 809 cv. Segundo a marca, aceleram de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e têm velocidade máxima superior a 300 km/h. A diferenciação entre a SP1 e a SP2 está na cabine. A primeira tem configuração monoposto com espaço apenas para o motorista, enquanto a SP2 traz dois bancos.