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Com 7 lugares, SUV Mercedes-Benz GLB 200 é lançado por R$ 299.900
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Com 7 lugares, SUV Mercedes-Benz GLB 200 é lançado por R$ 299.900

Utilitário inédito desembarca do México com o motor 1.3 turbo a gasolina desenvolvido com a Renault; marca alemã quer a liderança da categoria SUV de luxo com o GLB

Diogo de Oliveira, special para o Estado

21 de out, 2020 · 7 minutos de leitura.

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GLB
Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition é o novo SUV de 7 lugares da marca alemã
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz lança oficialmente no Brasil o GLB, novo SUV de sete lugares que estava em pré-venda desde setembro. Posicionado entre o GLA e o GLC, o inédito modelo chega importado do México na versão de lançamento 200 Launch Edition, ao preço de R$ 299.900. Com o GLB, a marca alemã quer liderar as vendas de SUVs de luxo, hoje com o rival BMW X1.

Revelado há um ano, o Mercedes-Benz GLB tem nos sete assentos o seu grande trunfo. Com 4,63 metros de comprimento e 1,83 metro de largura, o SUV é longo. Mas tem praticamente a mesma largura do BMW X1, que mede 4,44 m e leva cinco passageiros, e do Volvo XC40, com 4,42 m. O único adversário de luxo similar em tamanho e número de assentos é o Land Rover Discovery Sport.

O Mercedes-Benz GLB 200, portanto, vai disputar vendas entre os SUVs compactos de luxo, e a montadora está confiante no sucesso do modelo. A expectativa inicial é de vender 200 carros/mês, mas a marca confirmou que vai lançar mais versões nos próximos meses, o que pode aquecer a demanda pelo utilitário mexicano e até baixar o preço, já que a versão Launch Edition é super equipada.

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Motor turbo feito com a Renault

O Mercedes-Benz GLB desembarca em solo brasileiro com apenas uma opção de conjunto mecânico. O motor 1.3 turbo 4-cilindros a gasolina foi desenvolvido em parceria com a Renault e também chegará aos carros da francesa. São 163 cv de potência e um torque máximo de 25,5 mkgf disponível desde 1.620 rotações. O gerenciamento é feito pelo câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas.

O motor traz um moderno sistema de desativação de dois cilindros. O recurso é acionado de forma automática em condições de velocidade constante, para poupar combustível. Já a transmissão oferece quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual, em que o condutor ajusta a seu gosto. Só faltou o 4×4. Feito sobre a plataforma de compactos da marca, o GLB tem tração dianteira.


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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Porta-malas de 500 litros

Além de receber até 7 passageiros, o Mercedes-Benz GLB tem no porta-malas outro belo atrativo. Com as três fileiras de bancos rebatida, a capacidade naturalmente é modesta: 130 litros. Contudo, o bagageiro passa a comportar 500 litros com a terceira fila rebatida. E chega a 1.680 litros com as duas fileiras de trás dobradas – considerando o espaço até o teto.

A cabine do Mercedes GLB, por sinal, promete ser uma das mais espaçosas da categoria. Graças ao entre-eixos de 2,83 metros, que foi determinante para a oferta dos 7 lugares.


Assistente virtual e telas de 10 polegadas

Como é de praxe na gama Mercedes-Benz, o GLB 200 Launch Edition chega super equipado. A estratégia nesse começo é oferecer tudo e mais um pouco, sobretudo entre os itens de conforto. Há ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, abertura elétrica da tampa traseira, faróis e lanternas Full LED, rodas AMG de 19 polegadas e bancos dianteiros elétricos com memória.

O painel traz o estilo já presente nos demais veículos da marca, com as duas telas de 10,25 polegadas integradas em um cluster no topo. Um dos visores fica atrás do volante e exibe os instrumentos e dados de bordo, podendo ter o estilo personalizado. A segunda tela é da central multimídia MBUX, que traz a assistente virtual da marca e pode ser acionada por voz.


Em relação aos sistemas de segurança, o GLB 200 Launch Edition também vai agradar. Quase todos os recursos mais modernos da marca estão disponíveis na versão Launch Edition. Há assistente ativo de direção, alerta de ponto cego, frenagem de emergência, Brake Drying (mantém os freios secos em dias de chuva), oito airbags e até um assistente de desembarque, que avisa caso outro veículo se aproxime.

Vendas pelo Facebook e Instagram

Com uma estratégia de vendas digital, a Mercedes-Benz vai comercializar o GLB 200 também pelas redes sociais. A montadora criou uma loja virtual e vai usar o Facebook e o Instagram para divulgar e direcionar potenciais clientes interessados pelo novo SUV da marca. O modelo, claro, também será vendido na rede autorizada, que conta atualmente com 54 pontos de vendas no Brasil.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.