A Jaguar Land Rover (JLR) quer proibir a importação, nos EUA, de diversos SUVs que fazem parte do Grupo Volkswagen. Para isso, a montadora britânica vem alegando que a alemã está infringindo uma patente que cobre sua tecnologia Terrain Response. Ou seja, a polêmica gira em torno do modo de condução off-road, que estaria sendo usado, sem autorização, por modelos como Tiguan e até Audi Q5, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.
De acordo com a Jaguar Land Rover, este recurso é um dos destaques de Discovery e F-Pace frente a concorrência. A tecnologia, no entanto, permite que os SUVs mantenham tração em qualquer superfície por meio de um sistema que controla eletronicamente motor, transmissão e freios. Tudo é feito apenas ao toque de um botão.
À Comissão Internacional de Comércio dos EUA, a JLR afirma que, com a ação, busca proteger a si mesma e às suas operações no país de empresas que “injetaram produtos infratores no mercado norte-americano com a incorporação, sem qualquer licença, de tecnologia desenvolvida pela JLR e protegida por sua patente”.
Prazo do processo da JLR
Geralmente, o ITC leva entre 15 e 18 meses para concluir uma investigação. Em síntese, a agência pode impedir a entrada dos respectivos produtos nos EUA, mas não tem o poder de indenizar a empresa requerente. A Jaguar Land Rover também entrou com ações em tribunais federais.
Conforme informações da imprensa internacional, o Grupo Volkswagen está examinando a ação a fim de determinar outras etapas. A marca, no entanto, afirmou que não comentará sobre processos em andamento.