A McLaren tem mostrado aos poucos seu novo supercarro eletrificado. Agora, foi a vez de revelar nome e detalhes técnicos do modelo. Ainda em fase de desenvolvimento, o novato se chamará Artura.
O britânico vai inaugurar uma plataforma totalmente nova, otimizada para eletrificação, projetada e fabricada no McLaren Composites Technology Center. O primeiro modelo de produção da série High-Performance Hybrid (híbrido de alto desempenho, em português) terá motor V6 biturbo, a gasolina, combinado a um propulsor elétrico. Detalhes de desempenho, entretanto, não foram revelados. Acredita-se em velocidade máxima acima dos 300 km/h.
“Desde a arquitetura da plataforma até o trem de força híbrido, tudo é novo. O trabalho é baseado em décadas de experiências da McLaren em tecnologias de carros de corrida ou rua. A ideia é oferecer toda a nossa experiência em eletrificação de supercarros”, disse a McLaren em comunicado para a imprensa.
Receita da McLaren
A marca enfatiza que entre as vantagens da arquitetura está o fato de que a massa adicional do sistema híbrido de alto desempenho foi amplamente compensada pela aplicação de tecnologias de redução de peso em todo o chassi, conjunto motor e câmbio, e carroceria. O superesportivo marca uma nova era para a empresa, que passa a investir cada vez mais em carros eletrificados. O Artura, aliás, pode ser guiado apenas em modo elétrico em percurso urbano.
Sem fotos oficiais – apenas uma parte da traseira e o logotipo com o novo nome ao centro dos dois escapes – o Artura “é o início de uma nova era. A McLaren evidenciou sua experiência em eletrificação, pela primeira vez, no hipercarro híbrido McLaren P1 (2012), e mais recentemente no Speedtail, que entrou em produção neste ano como o carro mais rápido da marca, com velocidade máxima superior a 402 km/h”, frisou a marca britânica. Ou seja, é possível esperar alto índice de desempenho no Artura, que está confirmado para chegar à Europa no início de 2021. No Brasil, aterrissa no segundo semestre.