Participando desde 2014 na Fórmula E, a Audi anunciou nesta segunda-feira (30) que a temporada de 2021 será a última que atuará como fabricante. Em troca, ela concentrará esforços para retornar ao emblemático Rally Dakar. Desta vez, um protótipo elétrico da marca alemã disputará a competição off-road mais famosa do mundo.
O retorno ao Rally ocorrerá somente em 2022. A tecnologia elétrica adotada na Fórmula E será desenvolvida para encarar condições extremas. Deste modo, podemos esperar um segundo marco da empresa no competição. Vale rememorar que em 1981, o Audi Quattro revolucionou a corrida ao empregar tração permanente nas quatro rodas, cujo modo tornou-se padrão na disputa.
O trem de força do protótipo terá uma bateria de alta voltagem que poderá ser carregada durante a condução por meio de um conversor de energia na forma de um motor TFSI. De acordo com a montadora, o objetivo é o aperfeiçoamento do sistema elétrico para os próximos anos. Como resultado, aos futuros modelos elétricos de produção incorporarão as novas tecnologias elétricas.
Possível volta à Le Mans
Junto ao anúncio da volta ao Rally, Julius Seebach, Diretor da Audi Sport GmbH, comenta “Além disso, estamos avaliando outros campos de atividade possíveis para nós no automobilismo internacional”.
Por fim, acrescenta “. É por isso que estamos nos preparando intensivamente para entrar na nova categoria de protótipos esportivos LMDh, com suas competições de destaque, as 24 Horas de Daytona e 24 Horas de Le Mans. A mensagem mais importante para nossos fãs é que os esportes motorizados continuarão a desempenhar um papel importante na Audi”.”
Desde 2017 a Audi não participa das 24 horas de Le Mans. Entretanto, ela é a maior vencedora da corrida de Endurance e conta 13 vitórias em 18 anos de participação. Em 2012, a montadora alcançou a primeira vitória de um carro de corrida híbrido nesta competição com o R18 e-Tron Quattro.
Ao mesmo tempo, há o plano para trazer o Audi R8 LMS às principais corridas de resistência, como as 24 horas de Nürburgring, e em séries de corridas internacionais, como o Intercontinental GT Challenge.
A Audi iniciou sua trajetória na Fórmula E apoiando a equipe ABT Sportsline e desde 2017 atua diretamente na fabricação dos modelos. De fato, a equipe é a mais vitoriosa da modalidade e totaliza 43 pódios. Foi pela marca que o brasileiro Lucas Di Grassi levou o título em 2016/17.