Você está lendo...
Hispano Suiza Carmen Boulogne: o esportivo elétrico de R$ 10 milhões
Notícias

Hispano Suiza Carmen Boulogne: o esportivo elétrico de R$ 10 milhões

Esportivo espanhol chegará em 2022 com quatro motores elétricos e potência de 1.114 cv e 160 mkgf de torque; serão apenas cinco unidades disponíveis

Vagner Aquino

03 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

hispano
Hispano Suiza Carmen Boulogne é limitado a apenas cinco unidades
Crédito:Hispano Suiza/Divulgação

A Hispano Suiza lançou a evolução do emblemático Carmen. Trata-se do Carmen Boulogne, uma série especial e limitada a apenas cinco unidades que chegará ao mercado em 2022 por nada menos que € 1,65 milhão (pouco mais de R$ 10,4 milhões), sem contar os impostos.

Desenvolvido e fabricado em Barcelona (Espanha), o novo Carmen Boulogne é impulsionado por quatro motores elétricos (dois em cada roda traseira) que geram 1.114 cv (95 cv a mais que no Carmen). São 160 mkgf de torque que o fazem capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos, ou 2,6s para sermos mais precisos. A velocidade máxima é de 290 km/h, limitada eletronicamente.

hispano
Hispano Suiza/Divulgação

Publicidade


A bateria de polímeros de íons de lítio do Carmen Boulogne (modelo cujo processo de fabricação leva cerca de um ano) possui, no entanto, capacidade de 80 kWh. A autonomia total, todavia, é de até 400 km. As baterias são fabricadas internamente pela marca e incluem um completo sistema de controle da temperatura, garantindo a operação regular das células.

Recarga do Hispano Suiza

Em relação às recargas, o modelo tem capacidade de carga rápida que leva apenas de 30 minutos para completar entre 30% e 80% da bateria. A princípio, além do carregamento feito através de carga rápida de 80 kW em DC, também há opções de carregamento CHAdeMO e GB/T.

hispano
Hispano Suiza/Divulgação

O Hispano Suiza Carmen Boulogne – nome, aliás, que homenageia um dos mais bem-sucedidos modelos de competição da marca espanhola na década de 1920 – pesa 1630 kg. Ou seja, são 60 kg a menos que o Carmen. Esta redução de peso foi alcançada graças à otimização de elementos estruturais como a suspensão, por exemplo. Subchassi e teto, aliás, são feitos em fibra de carbono, para dar ainda mais leveza.

hispano
Hispano Suiza/Divulgação

A carroceria leva um verniz transparente e, visualmente, os faróis dianteiros semicirculares são iguais aos do modelo base. Destaque para a imponente grade com detalhes em cor cobre. Das portas (que se abrem para cima) para dentro, a personalização dita as regras. Isso se deve ao departamento Unique Tailormade, da marca. Tem revestimento em camurça e Alcântara preta no topo do painel frontal e nos painéis das portas.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.