O Land Rover Defender demorou para chegar, tanto na Europa, quanto no Brasil. Mas a nova geração tem feito jus ao tempo de espera e tirou nota máxima no teste de colisão do Euro NCAP. Por lá, diferentemente do Latin NCAP, ainda são utilizados os critérios de estrelas para avaliação. E o novo off-road garantiu cinco as cinco possíveis.
Em relação a proteção aos ocupantes adultos, ele tirou 85%, que é o equivalente a adequado. A proteção para crianças no banco traseiro usando dispositivos de retenção teve a mesma nota – 85%. Em termos de proteção para pedestres, a proteção foi de 71%, é a menor nota. A pontuação para os assistentes de segurança foi de 79%. Essa avaliação leva em conta frenagem autônoma de emergência e leitor de faixa de rodagem com assistente de permanência.
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Inscreva-seQuais são os testes do Euro NCAP?
Os testes de colisão são os que já conhecemos. Batida frontal em 50% da dianteira em objeto em movimento, ambos a 50 km/h. Outro contra barreira rígida fixa, com 100% de área, a 50 km/h. A batida lateral a 60 km/h, colisão lateral em poste a 32 km/h. Os testes de colisão contra pedestres ocorrem a 40 km/h. São de colisão da cabeça contra o capô e de duas áreas da perna.
Modelo usado no teste x modelo vendido no Brasil
O Defender usado nos testes é a variante 110, que é a carroceria de quatro portas. Diferentemente do Brasil, a opção do teste é equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 200 cv e 43,8 mkgf. A tração é nas quatro rodas e o câmbio automático de oito velocidades.
Aqui, por enquanto, a Land Rover só oferece o Defender com o 2.0 turbo a gasolina de 300 cv e 40,8 mkgf. A transmissão e a tração são as mesmas. São três versões disponíveis: S, SE e HSE.