Você está lendo...
Jaguar Land Rover quer proibir vendas de SUVs do Grupo Volkswagen nos EUA
Notícias

Jaguar Land Rover quer proibir vendas de SUVs do Grupo Volkswagen nos EUA

Uso não autorizado do sistema Terrain Response por modelos como Tiguan, Q5, Urus e Cayene, levou a JLR a enviar pedido de bloqueio à Comissão Internacional de Comércio

Vagner Aquino

23 de nov, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

gasolina
Jaguar F-Pace
Crédito:Jaguar/Divulgação
jlr

A Jaguar Land Rover (JLR) quer proibir a importação, nos EUA, de diversos SUVs que fazem parte do Grupo Volkswagen. Para isso, a montadora britânica vem alegando que a alemã está infringindo uma patente que cobre sua tecnologia Terrain Response. Ou seja, a polêmica gira em torno do modo de condução off-road, que estaria sendo usado, sem autorização, por modelos como Tiguan e até Audi Q5, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.

De acordo com a Jaguar Land Rover, este recurso é um dos destaques de Discovery e F-Pace frente a concorrência. A tecnologia, no entanto, permite que os SUVs mantenham tração em qualquer superfície por meio de um sistema que controla eletronicamente motor, transmissão e freios. Tudo é feito apenas ao toque de um botão.

À Comissão Internacional de Comércio dos EUA, a JLR afirma que, com a ação, busca proteger a si mesma e às suas operações no país de empresas que "injetaram produtos infratores no mercado norte-americano com a incorporação, sem qualquer licença, de tecnologia desenvolvida pela JLR e protegida por sua patente”.

Publicidade


Prazo do processo da JLR

Geralmente, o ITC leva entre 15 e 18 meses para concluir uma investigação. Em síntese, a agência pode impedir a entrada dos respectivos produtos nos EUA, mas não tem o poder de indenizar a empresa requerente. A Jaguar Land Rover também entrou com ações em tribunais federais.

Conforme informações da imprensa internacional, o Grupo Volkswagen está examinando a ação a fim de determinar outras etapas. A marca, no entanto, afirmou que não comentará sobre processos em andamento.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião