Hoje (12) e quarta-feira (13), o Detran-Sp realizará um leilão online para quem estiver interessado em comprar veículos a preços convidativos. Estarão disponíveis 566 veículos. Todos eles, apreendidos por questões administrativas, como falta de licenciamento, CNH vencida e outras situações. O evento será realizado em Caieiras (SP).
De acordo com o órgão, os interessados podem visitar os pátios localizados na Avenida Paulicéia, 1650 (no mesmo município) ou na Estrada da Servidão S/N, que fica em Sumaré (SP). Para a visitação – que possibilita a verificação das condições dos veículos – há necessidade de agendamento. O procedimento vem ao encontro das recomendações impostas pela pandemia do novo Coronavírus.
As inscrições para participação, no entanto, devem ser feitas pelo site da empresa responsável pelo certame, que pode ser acessado pelo portal do Detran.SP. Após a inscrição, o cidadão receberá uma senha para sua participação na data agendada.
Leilão é dividido em modalidades
Os leilões, em síntese, são realizados em três diferentes modalidades. A primeira delas trata de veículos com direito à documentação. Ou seja, podem ser transferidos para o comprador e têm condições de circular normalmente.
Por fim, os leilões também disponibilizam veículos em fim de vida útil e os destinados à destruição e reaproveitamento de sucata. Respectivamente, são adquiridos por empresas credenciadas para reaproveitamento de peças, e por processadores de sucata.
Encargos
Os veículos, contudo, serão ofertados para pagamento à vista. Segundo o Detran-SP, entretanto, a transferência é de responsabilidade do comprador. Antes, é preciso regularizar a documentação e eventuais débitos de taxas e encargos que o veículo possua.
Os leilões já são tradição. Só em 2020, portanto, foram 92 realizados apenas em São Paulo. Ainda assim, para evitar ciladas, é preciso que o consumidor tome certos cuidados.
Para não cair em sites falsos de pregões, o primeiro passo é procurar leilões oficiais do Detran-SP. A consulta esta disponível por meio do porta do órgão, onde o edital é publicado. Este documento reúne dados importantes, como, como nome e contato do leiloeiro, dados dos veículos, endereço e horário de visitação aos pátios. No caso de fraudes, a Polícia Civil e a Ouvidoria do Detran-SP devem ser informadas.