Você está lendo...
Arábia Saudita anuncia planos para construir cidade sem carros
Notícias

Arábia Saudita anuncia planos para construir cidade sem carros

Cidade ecológica foi revelada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman; área fica a noroeste do país e é capaz de acomodar 1 milhão de habitantes

Vagner Aquino

13 de jan, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

cidade
Príncipe saudita Mohammed bin Salman apresenta megaempreendimento por meio da TV
Crédito:Reprodução/Internet

“Revolução civilizacional”. Este foi o termo usado pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman como argumento de defesa durante apresentação do empreendimento “The Line” (A Linha, em português). A construção, sediada na região de Neom, tem por base ser uma cidade livre de carros, estradas e emissões de poluentes. E a construção já começa agora, no primeiro trimestre.

A área, que fica no noroeste da Arábia Saudita, é capaz de acomodar 1 milhão de habitantes. São 170 quilômetros de comprimento e a promessa é preservar 95% das áreas naturais, conforme apontou o príncipe herdeiro durante comunicado transmitido pela televisão.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

De acordo com ele, The Line terá um aporte de US$ 500 bilhões (aproximadamente 2,7 trilhões) em investimentos por parte do Fundo Saudita de Investimento Público (PIF). Trata-se do principal instrumento da política de diversificação econômica do país. A ideia é de que a construção da cidade sem carros dure 10 anos.


Outros números da nova cidade

Pelo projeto, a cidade será responsável pela criação de 380 mil empregos. Informações apontam que a contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) local está estimada em 180 bilhões de riyals (moeda da Arábia Saudita). O valor se aproxima de R$ 260 bilhões.



A ideia do príncipe herdeiro da maior economia do mundo árabe é, entretanto, diversificar as fontes do país e a dependência excessiva do petróleo. Até hoje, a Arábia Saudita move-se pela exportação do produto.

Detalhes sobre o megaprojeto ainda não foram confirmados, mas o príncipe herdeiro acrescentou que nenhuma viagem dentro de The Line levará mais de 20 minutos. bin Salman afirma que ela será construída em torno de um “trânsito de ultra-alta velocidade”. Terá, aliás, um dos maiores aeroportos do mundo, afirma-se.


cidade
Reprodução/Internet

Tecnologia em alta

Pelo que se nota nas imagens computorizadas, todavia, a ideia é mesclar muito verde. Nos planos, no entanto, há paisagens de desertos primitivos e uma infinidade de serviços. Entre eles: escolas, centros de saúde, transportes públicos de alta velocidade, etc. De acordo com o comunicado de imprensa, contudo, o novo centro urbano se baseia em tecnologias de inteligência artificial (IA), com equipamentos movidos a energia renovável e baixo impacto de carbono. Assista o vídeo (abaixo).


Deixe sua opinião