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Potência mundial de petróleo terá fábrica de carros elétricos da Lucid Motors, rival da Tesla
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Potência mundial de petróleo terá fábrica de carros elétricos da Lucid Motors, rival da Tesla

Arábia Saudita investirá cerca de R$ 1,9 trilhões em fábrica da Lucid Motors. Planta ficará localizada em "metrópole inteligente" que está em construção

Emily Nery, para o Jornal do Carro

11 de jan, 2021 · 6 minutos de leitura.

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fornecedora
Lucid Air
Crédito:Lucid/Divulgação

A maior fornecedora de petróleo no mundo busca soluções que vão na contramão de sua maior riqueza. A Arábia Saudita está em negociações com a montadora de carros elétricos Lucid Motors para instalar para instalar uma fábrica em seu território. Além disso, planos indicam que a produção da rival da Tesla ocorrerá em uma cidade inteligente que ainda não existe.

A fim de diversificar a economia do País e se tornar referência na produção de veículos elétricos no Oriente Médio, a Arábia Saudita fará um investimento de centenas de bilhões. A montagem da fábrica custará cerca de US$ 360 bilhões (R$ 1,9 trilhões) ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), cujo órgão possui mais de metade das ações da Lucid.

De acordo com a Bloomberg, a PIF só iria investir na startup caso ela decidisse construir uma fábrica em seu País.

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Para impulsionar e simbolizar a eletrificação no País, o governo construirá uma cidade inteligente e desenvolvida para ser um local de zero emissões. Chamada por enquanto de Neom, a metrópole faz parte do projeto King Abdullah Economic City, nome que homenageia o líder saudita. Situado próximo ao Mar Vermelho, o local será fruto do investimento de mais de US$207 bilhões.

Estima-se que o município, anunciado em 2005, tenha uma área parecida com Washington e uma população de 2 milhões de habitantes. Especialistas indicam que até 2025, a cidade saudita estará pronta.


Lucid Air
Lucid/Divulgação

Lucid pretende bater de frente com a Tesla

Ao passo em que a população começa a procurar por modelos elétricos, as fabricantes vão se firmando em mercados estratégicos. A Tesla, por exemplo, montou sua primeira fábrica na China e venderá Model Y por preços abaixo de seus concorrentes. Já a Lucid Motors foca no nicho de elétricos de luxo e, portanto, o mercado saudita é muito importante para seu crescimento.

Por enquanto, a marca possui apenas um modelo em seu catálogo. O Lucid Air é um sedã de US$ 169 mil (R$ 931 mil) que promete rodar 805 km sem necessitar de recarga. Por acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, o veículo é considerado o elétrico comercial mais rápido do mundo. Entretanto, ele só começará a ser entregue no segundo semestre deste ano.


Além do rival do Model S, a startup norte americana estuda um SUV para concorrer com o Tesla Model Y. Para 2022, uma versão simplificada do Lucid Air será apresentada. Ela deverá ficar na faixa dos US$ 75 mil (R$ 413 mil) e terá cerca de 653 km de autonomia.

Lucid
Project Gravity será o primeiro SUV da Lucid Lucid/Divulgação

Interesse da Arábia Saudita em carros elétricos não é novo

Prevendo um futuro no qual o petróleo será coadjuvante, a Arábia Saudita já demonstrou interesse na Tesla. O Fundo de Investimento Público do País detinha 8,2 milhões de ações da empresa de Elon Musk. Contudo, no final de 2019, o órgão se desfez de 99,5% do investimento.


Vale lembrar também que Israel avança nos estudos e na infraestrutura para veículos elétricos. Há pouco tempo,  o país anunciou a primeira via pública capaz de recarregar veículos por indução. Basta passar sobre o asfalto imantado e o sistema fornece eletricidade às baterias sem uso de fios.



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Oficina Mobilidade

Guia de boas práticas para o uso do carro elétrico

Tire suas dúvidas para dirigir com tranquilidade e segurança

12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.