O “Renaulution” é o novo plano estratégico da Renault. Dentre seus pilares, a marca visa renovação de seus produtos até 2025. De acordo com a marca, uma das várias medidas é o programa de lançamento de sete modelos elétricos. Mas a grande aposta é o Renault 5, uma releitura do R5, da década de 1970.
O modelo Renault 5 Prototype, todavia, segue em fase de conceito. A promessa, entretanto, é tecnologia abundante. Assim como o Fiat 500e, o estilo esportivo e o charme retrô andarão lado a lado na novidade.
As linhas retas e simples ficam evidentes nas primeiras imagens disponibilizadas pela montadora. Os detalhes futuristas, entretanto, estão por toda parte. como logotipos iluminados e painel frontal, que ilumina o nome “Renault” no para-choque.
Por fora e por dentro do Renault 5
Gilles Vidal, que é diretor de design da marca, reaproveitou elementos de estilo do modelo original, como entrada de ar no capô – que esconde a base de recarga. Os faróis de neblina são luzes diurnas iluminadas por LEDs. A fabricante não revelou fotos do interior. Em síntese, informações apontam que uma pequena tela transparente no painel projetará mensagens até para quem está do lado de fora.
Detalhes da propulsão elétrica, no entanto, ainda são mistério. “Este protótipo simplesmente incorpora a modernidade, um veículo relevante para sua época: urbano, elétrico, atraente”, afirmou Vidal.
Outras mudanças
Entre as novidades do grupo, a Dacia deve vai ganhar mais destaque na operação mundial. A marca é responsável, por exemplo, por modelos como Duster, Logan e Sandero. Outra atitude tomada é a exclusão da Renault Sport, que será substituída pela Alpine.
A Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing, que agora são uma divisão só, fizeram um acordo com a lendária Lotus Cars para desenvolvimento de esportivos elétricos com tecnologia retirada da equipe Alpine F1. Porém, a marca precisa ter rentabilidade até 2025. A Renault Sports sai, inclusive, da Fórmula 1 e entra a Alpine. A marca mostrou o A521, que será pilotado pelo bicampeão Fernando Alonso e por Esteban Ocon.
No Brasil, por enquanto, nada de grandes novidades. Continuam em curso as intenções de reestilizar o Captur, que ganhará motor 1.3 turbo com injeção direta e itens extras de série. Tem ainda a nova geração de Logan e Sandero (motor 1.0 turo) e um SUV pequeno, ainda sem nome definido. Pode ser o Kiger? Sim, pode!