Com pouco mais de um ano de mercado, o Porsche Taycan é um sucesso de vendas. Toda a produção do esportivo elétrico já está encomendada nos próximos meses. Apesar disso, a marca alemã acaba de ampliar o portfólio do modelo com a chegada da nova versão básica.
Chamada apenas de Taycan, a configuração completa a gama ao lado das versões 4S, Turbo e Turbo S. Entretanto, o modelo de entrada chega com preço razoavelmente menor, a partir de US$ 79.900 ou aproximadamente R$ 423 mil na conversão direta, sem tarifas.
Por esse valor, a conclusão óbvia é de que ter um carro elétrico ainda custa muito dinheiro, sobretudo se for um modelo de alto desempenho como o Porsche Taycan. Contudo, a redução em relação ao Taycan 4S, que custa a partir de US$ 103.800 (cerca de R$ 550 mil), é substancial.
Mais barato e leve
O Porsche Taycan de entrada não deve nada às demais versões em design. No entanto, o esportivo perdeu conteúdos, o que acabou por reduzir o seu peso em consideráveis 200 kg. Segundo a Porsche, a dieta se deve, em grande parte, ao sistema de tração apenas traseira.
Entretanto, o Taycan basicão traz o mesmo pacote de baterias e motor da versão intermediária 4S. Bem como a transmissão automática presente em toda a linha. O pacote Performance Battery, portanto, possui 79,2 kWh e uma taxa de carga de até 225 kW para estações de alta voltagem.
Além dele, os clientes podem adquirir opcionalmente o mais robusto Performance Battery Plus, com 93,4 kWh e taxa de até 270 kW, o que, segundo a montadora, permite encher 80% das baterias em 22 minutos. Nos testes realizados, as autonomias são de 431 km e 484 km, na ordem.
Até 476 cv de potência
Apesar de mais barato, o Taycan basicão não deverá desempenho perante os demais. A Porsche trabalhou pesado para deixar o superesportivo de entrada com performance compatível. A marca inclusive anuncia que o Taycan é o Porsche de entrada mais rápido da história.
Segundo a Porsche, o supercarro elétrico acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos independente do pacote de bateria instalado. Todavia, os números de potência e torque mudam. Com a bateria de 79,2 kWh, são até 408 cv. Já com o pacote de 93,4 kWh, a potência máxima vai a 476 cv.
Em ambos os casos, a cavalaria atinge o ápice no modo Overboost com o controle de largada acionado. Ou seja, o ajuste padrão oferece potências menores, o que ajuda a preservar a bateria. São 326 cv e 380 cv, respectivamente, graças aos pacotes de baterias de alta performance.
O novo Porsche Taycan com tração apenas traseira já pode ser encomendado nos Estados Unidos. O detalhe mais legal é que os clientes poderão acompanhar a produção do veículo por meio de aplicativo no celular, com atualizações a cada etapa. Tempos modernos.