Parece que cada vez mais os reajustes da Toyota se tornam maiores e ocorrem em tempos mais curtos. Desta vez, a marca anunciou a linha 2022 do Corolla, que com pouquíssimas novidades nos equipamentos, aumentou até R$ 6.200. Agora, ela não sai por menos de R$ 120.790. Caso prefira opção híbrida de topo, se prepare para gastar quase R$ 160 mil.
Logo de início, a configuração GLi 2.0 CVT, cujo último reajuste tinha sido de R$ 3.330 em dezembro, agora foi o maior da linha. De R$ 114.590 o modelo subiu para R$ 120.790, isso representa uma elevação de R$ 6.200. Desde a estreia da nova geração, em setembro de 2019, essa versão aumentou R$ 20.800.
No entanto, a Toyota afirma que retirou a cobertura traseira da central multimídia em todas as versões. Ou seja, agora a tela passa ser do tipo “flutuante”.
Então, a configuração XEi 2.0 CVT é a que carrega o menor aumento, de R$ 2.510. Isto é, de R$ 126.590, ela aumentou para R$ 129.100. A única alteração ocorreu interno, na parte interna, na qual as maçanetas passaram a ter acabamento na cor preta.
Já a última versão da linha a adotar o motor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 mkfg, a Altis 2.0 CVT ultrapassou a barreira simbólica dos R$ 150 mil. Ou seja, de R$ R$ 146.390 o preço aumentou para R$ 151.090. Por uma sistema multimídia com uma tela de 7″ (antes era 4,2′) e pela inclusão de sensores de estacionamentos dianteiros e traseiros, o veículo subiu R$ 4.700.
Altis híbrido troca acabamentos de maçanetas e aumenta R$ 4.700
Pelo mesmo preço do irmão equipado somente com motor a combustão, está o Altis híbrido. Como novidade, a variante traz apenas novo acabamento na cor preta nas maçanetas internas.
Essa é a primeira versão que oferece o conjunto mecânico com o motor 1.8 de 101 cv e 14,4 mkfg combinado com o propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 mkfg. Juntos, desenvolvem 122 cv de potência
Por sua vez, a configuração topo de linha quase atinge os R$ 160 mil. A Altis Hybrid Premium sofre reajuste de R$ 4.600 e sobe de R$ 154.390 para R$ 158.990. Contudo, as novidades da linha 2022 incluem a adição de sensores dianteiros e traseiros de estacionamentos.
De série, o Corolla recebe itens como sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida, controle de cruzeiro adaptativo, sete airbags, câmera de ré controles de tração e estabilidade.
De acordo com a montadora, a configuração híbrida flex (que hoje não sai por menos de R$ 151 mil) foi responsável por emplacar cerca de 9 mil unidades em 2020. Segundo a Toyota, isso representou mais de 48% das vendas de todos os eletrificados no Brasil no último ano