Você está lendo...
Chevrolet apresenta o novo Bolt e seu inédito SUV que virão ao Brasil
Notícias

Chevrolet apresenta o novo Bolt e seu inédito SUV que virão ao Brasil

Alcance do novo SUV e do hatch atualizado ultrapassa os 400 km. Chevrolet deve trazer a dupla para o Brasil em 2022, mas preço deve chegar aos R$ 300 mil

Emily Nery, para o Jornal do Carro

15 de fev, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet Bolt e Bolt EUV GM
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet finalmente apresentou o novo Bolt e o Bolt EUV, uma versão SUV do carro elétrico. Os dois fazem parte dos 30 modelos elétricos que a GM pretende lançar até 2035.

Dessa forma, a Chevrolet, marca mais popular do grupo, busca alcançar dois tipos de público. Ou seja, quem procura por hatches e os que migraram para os SUVs urbanos.

Embora não seja uma nova geração, o Bolt traz mudanças profundas. As linhas ficaram mais modernas e futuristas. Com isso, a carroceria aparenta ser maior.

Publicidade


Agora, o hatch utiliza a mesma plataforma BEV2 do Velite 7. O SUV elétrico foi lançado na China pela Buick, marca que também pertence à GM.

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Por sua vez, o Bolt EUV traz a mesma plataforma. O modelo inédito tem 4,30 metros de comprimento. Portanto, é cerca de 16 cm maior que o hatch.


Além disso, a distância entre os eixos é de 2,67 m, ou 7,5 cm a mais que a do “irmão”. Porém, os dois têm capacidade máxima de carga de 1.614 litros.

Assim também, os dois têm a mesma assinatura visual. Nesse sentido, a dianteira é imponente. E marcada por faróis longos e afilados, com luzes de LEDs.

Do mesmo modo, as luzes de uso diurno são integradas ao conjunto. Além disso, a grade é maior que a o Bolt anterior e traz elementos com forma hexagonal da mesma cor da carroceria.


Novos hatch e SUV apresentam novo conjunto elétrico que
Chevrolet/Divulgação

Assim como a dianteira, a traseira recebeu atualização no visual. Ou seja, as lanternas ficaram menores e mais finais.

Elas estão unidas por um barra na cor preta onde o logotipo da Chevrolet está instalado. Mais curvado e alto, o para-choque também é novo.


Interior mais recheado

Uma das grandes atrações do novo Bolt está na cabine. Assim, o Chevrolet traz um novo painel de instrumentos digital e sistema de entretenimento com tela de 10,2 polegadas.

Do mesmo modo, o dispositivo tem conexão sem fio com a plataforma Apple CarPlay. Assim, pode oferecer acesso a uma diversidade de aplicativos, como Spotify e Amazon Alexa, por exemplo.

Chevrolet Bolt interior
Chevrolet/Divulgação

Além disso, há carregador de smartphone por indução (sem fio). Assim como teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, por exemplo, oferecidos como opcionais. Da mesma forma que o Chevrolet Onix feito no Brasil, o novo Bolt tem wi-fi a bordo.

Juntamente com todas essas inovações, os dois carros elétricos serão os primeiros Chevrolet com Super Cruise. Opcional, o sistema de direção semiautônoma permite que o modelo rode sem intervenção do motorista.


chevrolet bolt 2022 interior
Chevrolet/Divulgação

Os dois modelos dispõem também do Chevrolet Safety Assist. Ou seja, um pacote de itens com assistente de frenagem de emergência automática.

Assim também há alerta de risco de colisão frontal e frenagem automática ao detectar pedestres. Além disso, inclui câmera de 360º e assistência de permanência na faixa de rolagem, com aviso em caso de saída involuntária.

Motores e autonomia

De acordo com a GM, os novos hatch e SUV têm baterias de íons de lítio de 65 kWh. Da mesma forma, ambos vêm com motor elétrico que gera o equivalente a 201 cv de potência e 35,7 mkgf de torque.


Desse modo, o hatch tem autonomia de até 416 km. Ao passo que o SUV pode rodar até 402 km sem que seja necessário recarregar as baterias.

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Da mesma forma, tanto o Bolt quanto o Bolt EUV trazem sistema de carregamento rápido. Assim, em 30 minutos é possível obter energia suficiente para rodar cerca de 161 km com o hatch e 153 km com o SUV.


Segundo a GM, em tomadas caseiras de 240V a recarga leva em torno de sete horas para ser feita. Assim também é possível carregar a bateria em tomadas de 120V. Porém, nesse caso o tempo de recarga aumenta muito.

Nesse sentido, o comprador pode levar o Bolt com cabo de recarga bivolt. Assim, poderá utilizar os dois tipos de tomada. Ou seja, de 120V ou 240V.

Além disso, há a instalação grátis de um carregador doméstico. De acordo com a empresa, o dispositivo, de nível 2, é para tomadas de 240V.


Chevrolet/Divulgação

Entregam começam em meados de 2021

Por fim, o novo Bolt terá preço sugerido de US$ 31.995 nos Estados Unidos. Isso dá uns R$ 172 mil na conversão direta, sem impostos.

O Bolt EUV, por sua vez, chega ao mercado com tabela de US$ 33.995. Ou seja, R$ 183 mil também na conversão direta, sem taxas.


Assim, é esperado que a dupla chegue ao Brasil em 2022. Seja como for, a diferença de preço em relação aos EUA deverá ser brutal.

Vale lembrar que no Brasil o Bolt atual é tabelado a R$ 262.100. Ou seja, possivelmente o SUV não deverá custar menos de R$ 300 mil



Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.