A Chevrolet finalmente apresentou o novo Bolt e o Bolt EUV, uma versão SUV do carro elétrico. Os dois fazem parte dos 30 modelos elétricos que a GM pretende lançar até 2035.
Dessa forma, a Chevrolet, marca mais popular do grupo, busca alcançar dois tipos de público. Ou seja, quem procura por hatches e os que migraram para os SUVs urbanos.
Embora não seja uma nova geração, o Bolt traz mudanças profundas. As linhas ficaram mais modernas e futuristas. Com isso, a carroceria aparenta ser maior.
Agora, o hatch utiliza a mesma plataforma BEV2 do Velite 7. O SUV elétrico foi lançado na China pela Buick, marca que também pertence à GM.
Por sua vez, o Bolt EUV traz a mesma plataforma. O modelo inédito tem 4,30 metros de comprimento. Portanto, é cerca de 16 cm maior que o hatch.
Além disso, a distância entre os eixos é de 2,67 m, ou 7,5 cm a mais que a do “irmão”. Porém, os dois têm capacidade máxima de carga de 1.614 litros.
Assim também, os dois têm a mesma assinatura visual. Nesse sentido, a dianteira é imponente. E marcada por faróis longos e afilados, com luzes de LEDs.
Do mesmo modo, as luzes de uso diurno são integradas ao conjunto. Além disso, a grade é maior que a o Bolt anterior e traz elementos com forma hexagonal da mesma cor da carroceria.
Assim como a dianteira, a traseira recebeu atualização no visual. Ou seja, as lanternas ficaram menores e mais finais.
Elas estão unidas por um barra na cor preta onde o logotipo da Chevrolet está instalado. Mais curvado e alto, o para-choque também é novo.
Interior mais recheado
Uma das grandes atrações do novo Bolt está na cabine. Assim, o Chevrolet traz um novo painel de instrumentos digital e sistema de entretenimento com tela de 10,2 polegadas.
Do mesmo modo, o dispositivo tem conexão sem fio com a plataforma Apple CarPlay. Assim, pode oferecer acesso a uma diversidade de aplicativos, como Spotify e Amazon Alexa, por exemplo.
Além disso, há carregador de smartphone por indução (sem fio). Assim como teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, por exemplo, oferecidos como opcionais. Da mesma forma que o Chevrolet Onix feito no Brasil, o novo Bolt tem wi-fi a bordo.
Juntamente com todas essas inovações, os dois carros elétricos serão os primeiros Chevrolet com Super Cruise. Opcional, o sistema de direção semiautônoma permite que o modelo rode sem intervenção do motorista.
Os dois modelos dispõem também do Chevrolet Safety Assist. Ou seja, um pacote de itens com assistente de frenagem de emergência automática.
Assim também há alerta de risco de colisão frontal e frenagem automática ao detectar pedestres. Além disso, inclui câmera de 360º e assistência de permanência na faixa de rolagem, com aviso em caso de saída involuntária.
Motores e autonomia
De acordo com a GM, os novos hatch e SUV têm baterias de íons de lítio de 65 kWh. Da mesma forma, ambos vêm com motor elétrico que gera o equivalente a 201 cv de potência e 35,7 mkgf de torque.
Desse modo, o hatch tem autonomia de até 416 km. Ao passo que o SUV pode rodar até 402 km sem que seja necessário recarregar as baterias.
Da mesma forma, tanto o Bolt quanto o Bolt EUV trazem sistema de carregamento rápido. Assim, em 30 minutos é possível obter energia suficiente para rodar cerca de 161 km com o hatch e 153 km com o SUV.
Segundo a GM, em tomadas caseiras de 240V a recarga leva em torno de sete horas para ser feita. Assim também é possível carregar a bateria em tomadas de 120V. Porém, nesse caso o tempo de recarga aumenta muito.
Nesse sentido, o comprador pode levar o Bolt com cabo de recarga bivolt. Assim, poderá utilizar os dois tipos de tomada. Ou seja, de 120V ou 240V.
Além disso, há a instalação grátis de um carregador doméstico. De acordo com a empresa, o dispositivo, de nível 2, é para tomadas de 240V.
Entregam começam em meados de 2021
Por fim, o novo Bolt terá preço sugerido de US$ 31.995 nos Estados Unidos. Isso dá uns R$ 172 mil na conversão direta, sem impostos.
O Bolt EUV, por sua vez, chega ao mercado com tabela de US$ 33.995. Ou seja, R$ 183 mil também na conversão direta, sem taxas.
Assim, é esperado que a dupla chegue ao Brasil em 2022. Seja como for, a diferença de preço em relação aos EUA deverá ser brutal.
Vale lembrar que no Brasil o Bolt atual é tabelado a R$ 262.100. Ou seja, possivelmente o SUV não deverá custar menos de R$ 300 mil