Nas últimas semanas, várias montadoras anunciaram mudanças em suas estratégias de produção, como fim de linha de alguns modelos, ou mesmo suspensão e interrupção na fabricação – a General Motors, por exemplo, parou a planta de Gravataí (RS) por falta de peças. E, desta vez, quem passa por reformulação no oferecimento de produtos é a Caoa Chery, que extinguiu duas versões do Arrizo 5.
A partir de agora, a lista do sedã para de contar com as versões RT e RTS – entrada e topo de linha, respectivamente. Permanece em cena apenas a intermediária RXS, que foi lançada em janeiro e não sai por menos de R$ 87.490. O preço é, inclusive, R$ 3.100 mais caro que à época do lançamento, quando custava R$ 84.390.
O motivo de tal decisão é o avanço das vendas do Arrizo 6 – vendido em versão única GSX, de R$ 108.750 -, que ficou em quinto lugar no ranking de vendas da categoria no ano passado. No Brasil, o sedã médio emplacou 278 unidades em fevereiro, segundo a Fenabrave, associação que reúne os concessionários do Brasil. Enquanto isso, o Arrizo 5 teve apenas 68 compradores.
Mais números
Embora até o fechamento desta reportagem a montadora não tenha se manifestado sobre o tema, é possível afirmar que a decisão foi tomada com base em números. Afinal, o sedã compacto é o modelo menos vendido da Caoa Chery no Brasil.
Como base, dados da Fenabrave apontam que até mesmo o pseudo-SUV Tiggo 2 vende mais que o sedã compacto – teve 287 emplacamentos no mês passado. Dessa forma, os Tiggo 5X, 7 e 8 também tiveram bom desempenho no segundo mês de 2021, respectivamente, com 642, 74 e 300 unidades.
Mecânica e conteúdo
Para quem não se lembra, a mecânica do Arrizo 5 é a mesma do Arrizo 6. O motor é flex com 1,5 litro turbo, 150 cv (147 cv a gasolina) e 21,4 mkgf de torque máximo. O câmbio CVT (continuamente variável) simula nove marchas. Em relação ao porte, o sedã feito em Jacareí (SP) também é bastante semelhante ao irmão mais sofisticado.
O concorrente de Fiat Cronos, Volkswagen Virtus, entre outros, tem boa lista de série. Vem com central multimídia de 7 polegadas equipada com sistemas Android Auto e Apple Car Play e itens funcionais como controle de estabilidade e de tração, air bag duplo e freio de estacionamento com comando eletrônico.
Monitor de pressão e temperatura dos pneus e freio a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e distribuição de força (EBD), também são de série. Tem, ainda, ar-condicionado digital e vidros elétricos nas quatro portas. Não há opcionais.