Você está lendo...
Audi Q4 e-Tron terá realidade aumentada que complementa visão do motorista
Notícias

Audi Q4 e-Tron terá realidade aumentada que complementa visão do motorista

Audi trará recurso que projeta desde informações do painel de controle até dados do trânsito em tempo real. Crossover será apresentado já em abril

Emily Nery, para o Jornal do Carro

10 de mar, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Audi Q4 e-Tron trará realidade aumentada no para-brisa
Audi Q4 e-Tron trará realidade aumentada no para-brisa
Crédito:Audi/Divulgação

Enquanto a Audi não apresenta oficialmente o Q4 e-tron, ela dá spoilers do que podemos esperar sobre a novidade. O primeiro destaque do interior do veículo vem para mostrar que, embora seja o modelo mais acessível da linha e-Tron, a tecnologia será um ponto forte. O rival do Tesla Model Y trará até a funcionalidade de realidade aumentada

Se a Tesla oferece um cockpit minimalista, a Audi apostará na ostentação. Atrás do atualizado volante com botões touchscreen está o painel de instrumentos totalmente digital de 10,3 polegadas. Já a central de entretenimento MMI terá uma tela de tamanho padrão de 10,1 polegadas. Opcionalmente, o proprietário pode aumentá-la para 11,6 polegadas. Até então, nada diferente dos lançamentos do mercado, correto?

Audi Q4 e-Tron
Fabricante apresentará crossover em abril Audi/Divulgação

Publicidade


A diferença está no para brisa, onde a montadora adicionou o Head Up Display que utiliza um sistema de realidade aumentada. Assim, projetam-se informações como a velocidade do veículo, nível da bateria, sinais de trânsito e símbolos de navegação. Todas dentro do campo de visão do motorista.

No entanto, uma característica particular deste sistema permite complementar a visão do motorista. De acordo com a Audi, a função adiciona informações como setas de direção, destinos de navegação e até a distância e velocidade do carro a frente. Tudo isso no projetado no próprio para-brisa.

Audi Q4 e-Tron trará realidade aumentada no para-brisa
Audi/Divulgação

Diferentes profundidades

A montadora afirma que o modelo possui espelhos que refletem dois níveis de profundidade, que tornam a experiência ainda mais real. Dessa forma, quem está dirigindo consegue distinguir a distância na qual precisa virar a direita ou o quão longe está do veículo a sua frente, por exemplo.

As informações do computador de bordo parecem ser projetadas a cerca de três metros do motorista. Já os dados do trânsito em tempo real parecem ficar a 10 metros de distância do condutor. Todas essas informações são projetadas a 60 quadros por segundo.

A Audi garante que a funcionalidade só visa melhorar a condução e a realidade aumentada atua de uma forma natural no display. Vale lembrar que alguns modelos da família I.D da Volkswagen já acompanham essa mesma tecnologia.


Comandos do volante serão sensíveis ao toque Audi/Divulgação

Dispensa dos botões físicos

Além do volante touchscreen, a maioria dos comandos no painel e no console central são sensíveis ao toque. Haverá também tomadas USB e carregador de celular por indução, capaz de aumentar o sinal do celular.

Seguindo o conceito sustentável, presente na maioria dos veículos elétricos, os bancos podem receber acabamento de couro sintético e microfibra Dinamica, feita de 45% de tecidos reciclados e garrafas PET.


Audi Q4 e-Tron
Audi/Divulgação

O que muda em relação à família e-Tron são os espelhos retrovisores. O novo crossover não oferecerá câmeras no lugar dos espelhos.

Embora não tenhamos informações sobre motorização e design, já sabemos que o veículo é construído sobre a plataforma de carros elétricos MEB do Grupo Volkswagen. Essa mudança na arquitetura modular fará com que seu tamanho cresça em relação ao Q4 “convencional” e se aproxime do Q5. Serão 4,59m de comprimento, 1,61m de altura, 1,86m de largura e 2,77m de entre eixos.


Em 2019, a montadora apresentou o conceito da versão elétrica do Q4, que utilizaria a plataforma para veículos elétricos MEB, da VW Audi/Divulgação

A Audi, portanto, revelará oficialmente o crossover em abril. Até lá, o modelo roda todo camuflado, o mesmo que o e-Tron GT trajava antes de seu lançamento. Contudo, ele não deverá ficar muito diferente do conceito, cuja apresentação ocorreu no Salão do Automóvel de Genebra de 2019.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião