O Peugeot 308 chega renovado até o fim deste ano. Ainda sem preços definidos, a terceira geração do hatch – que será vendido na Europa e em outros mercados internacionais, com exceção dos EUA -, terá duas opções de motorização eletrificadas. Uma das novidades do modelo revelado, todavia, é a inclusão do novo logotipo da marca, reestilizado recentemente pela equipe de designers.
Sob ele, haverá as opções plug-in híbridas 180 e 225. A primeira, combina, a princípio, um motor 1.6 a gasolina de 150 cv e um elétrico de 81 kW. Já a segunda tem o mesmo motor elétrico, entretanto, atrelado a um propulsor movido com o derivado do petróleo que rende 180 cv. Em ambos, vão baterias de íons de lítio de 12,4 kWh. A potência combinada é de, respectivamente, 180 cv e 225 cv. A autonomia vai até 60 km.
No mais, o 308 contará também com motores turbo. O primeiro deles é o três cilindros PureTech de 1,2 litro (gasolina), com 110 cv ou 130 cv. O diesel BlueHDi, com 1,5 litro e quatro cilindros, gera 130 cv. A transmissão se divide em manual de seis marchas ou automática de oito velocidades para todas as opções.
Tecnologia
O pacote Drive Assist está entre os recursos do novo 308. Com ele, estão disponíveis controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go, assistente de permanência em faixa (e mudança semiautomática), recomendação de velocidade antecipada, e adaptação da velocidade da curva.
No mais, a lista (de série ou opcional) dispõe de equipamentos como alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, assistência de estacionamento com visão 360 graus com quatro câmeras e, ainda, chamada de emergência (E-Call). Uma câmera reversa de 180 graus, de alta definição, tem até bocal de limpeza integrado para render mais eficiência.
Plataforma
O novo Peugeot 308 baseia-se na evoluída plataforma EMP2, da Stellantis, de terceira geração. Por meio dela, em síntese, o hatch cresceu em 55 milímetros na distância entre os eixos. Chega, agora, aos 4,36 metros de comprimento, 11 centímetros a mais. A altura, no entanto, está 20 mm menor: 1,44 m.
Peugeot aposta em recheio
De série desde o modelo de entrada, a linha 2021 do 308 vêm com luzes diurnas de LEDs verticais e faróis (assim como as lanternas traseiras) iluminados por LEDs. Uma das apostas da fabricante é equipar as versões GT e GT Premium com a tecnologia Matrix.
Do lado de dentro, assim como no 208, o estilo i-Cockpit se faz presente. O painel de instrumentos é digital com tela de 10 polegadas – traz recurso 3D nos modelos mais caros. A central multimídia, todavia, tem uma tela de mesma espessura. O inédito pacote de software de entretenimento i-Connect, em suma, permite até oito perfis diferentes. Tem, por fim, função de espelhamento wireless.