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Peugeot 308 chega renovado no fim do ano com mais recheio e novo logo
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Peugeot 308 chega renovado no fim do ano com mais recheio e novo logo

Hatch médio da Peugeot terá assistentes de direção, novo visual e duas opções com motorização híbrida plug-in; gasolina e diesel continuam no portfólio

Redação

18 de mar, 2021 · 5 minutos de leitura.

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Peugeot
Peugeot 308 tem até função Clean Cabin, que filtra gases poluentes presentes no habitáculo
Crédito:Peugeot/Divulgação

O Peugeot 308 chega renovado até o fim deste ano. Ainda sem preços definidos, a terceira geração do hatch – que será vendido na Europa e em outros mercados internacionais, com exceção dos EUA -, terá duas opções de motorização eletrificadas. Uma das novidades do modelo revelado, todavia, é a inclusão do novo logotipo da marca, reestilizado recentemente pela equipe de designers.

Sob ele, haverá as opções plug-in híbridas 180 e 225. A primeira, combina, a princípio, um motor 1.6 a gasolina de 150 cv e um elétrico de 81 kW. Já a segunda tem o mesmo motor elétrico, entretanto, atrelado a um propulsor movido com o derivado do petróleo que rende 180 cv. Em ambos, vão baterias de íons de lítio de 12,4 kWh. A potência combinada é de, respectivamente, 180 cv e 225 cv. A autonomia vai até 60 km.

No mais, o 308 contará também com motores turbo. O primeiro deles é o três cilindros PureTech de 1,2 litro (gasolina), com 110 cv ou 130 cv. O diesel BlueHDi, com 1,5 litro e quatro cilindros, gera 130 cv. A transmissão se divide em manual de seis marchas ou automática de oito velocidades para todas as opções.

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Peugeot
Peugeot/Divulgação

Tecnologia

O pacote Drive Assist está entre os recursos do novo 308. Com ele, estão disponíveis controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go, assistente de permanência em faixa (e mudança semiautomática), recomendação de velocidade antecipada, e adaptação da velocidade da curva.

No mais, a lista (de série ou opcional) dispõe de equipamentos como alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, assistência de estacionamento com visão 360 ​​graus com quatro câmeras e, ainda, chamada de emergência (E-Call). Uma câmera reversa de 180 graus, de alta definição, tem até bocal de limpeza integrado para render mais eficiência.


Peugeot
Peugeot/Divulgação

Plataforma

O novo Peugeot 308 baseia-se na evoluída plataforma EMP2, da Stellantis, de terceira geração. Por meio dela, em síntese, o hatch cresceu em 55 milímetros na distância entre os eixos. Chega, agora, aos 4,36 metros de comprimento, 11 centímetros a mais. A altura, no entanto, está 20 mm menor: 1,44 m.

Peugeot aposta em recheio

De série desde o modelo de entrada, a linha 2021 do 308 vêm com luzes diurnas de LEDs verticais e faróis (assim como as lanternas traseiras) iluminados por LEDs. Uma das apostas da fabricante é equipar as versões GT e GT Premium com a tecnologia Matrix.




Do lado de dentro, assim como no 208, o estilo i-Cockpit se faz presente. O painel de instrumentos é digital com tela de 10 polegadas – traz recurso 3D nos modelos mais caros. A central multimídia, todavia, tem uma tela de mesma espessura. O inédito pacote de software de entretenimento i-Connect, em suma, permite até oito perfis diferentes. Tem, por fim, função de espelhamento wireless.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.