A nova linha do Renault Duster já está à venda em alguns países da América do Sul. O SUV foi flagrado na Argentina, onde vai estrear no inverno. Com atualizações sutis, o utilitário da marca francesa tem novos equipamentos e vai adotar o motor 1.3 TCe turbo flexível, feito em parceria com a Mercedes-Benz. No Brasil, o modelo chegará até 2022.
Publicado pelo Autoblog Argentina, o registro do SUV foi feito em Córdoba por um leitor. A versão argentina do Duster é produzida na Colômbia faz algum tempo, graças ao acordo bilateral entre os dois países. Atualmente, o facelift do modelo já está sendo produzido no país andino, por isso o Duster renovado logo estará disponível também para os hermanos.
No flagra, o Duster 2022 parece semelhante à versão atual. No entanto, a nova linha brasileira poderá trazer singelas mudanças para deixar o visual exterior um pouco mais sofisticado.
Mas o grande chamariz da linha 2022 estará sob o capô e tem herança alemã. O SUV irá adotar, portanto, o motor 1.3 TCe turbo, que no Brasil será flexível com até 163 cv e 25,5 mkgf de torque. Feito em parceria com a Mercedes-Benz, é o mesmo propulsor do Classe A e do SUV GLA.
Motor “tropicalizado”
No Brasil, a nova linha do jipe demorará um pouco mais para chegar e devemos vê-lo somente no ano que vem. Isso ocorre, em parte, por causa do tempo de desenvolvimento para tornar o importado motor 1.3 TCe flexível. Contudo, esse trem de força promete estrear ainda neste ano, quando o Captur reestilizado chegar ao mercado.
Da mesma forma, o câmbio automático do tipo CVT também mudará: passará a simular oito marchas em vez de seis velocidades.
Cabe enfatizar ainda que, diferentemente da Argentina, nosso utilitário esportivo não virá importado da Colômbia. O complexo de São José dos Pinhais (PR) será responsável pela sua produção, bem como dos novos Sandero e Logan.
Novas tecnologias
Pra se atualizar perante à concorrência, o modelo deve dispor de faróis de neblina e limitador de velocidade de série, por exemplo. As versões mais caras poderão ficar mais recheadas, ganhar mais recursos de segurança, como câmeras 360º.
Facelift ou nova geração?
O Duster chegou no Brasil em 2011. Nesse ínterim, o utilitário passou por apenas uma grande reformulação estética, em 2014. A Renault, por sua vez, considera essa profunda evolução como uma nova geração.
Essa mudança no SUV virá como mais uma mudança de meia vida antes da montadora apresentar sua nova geração. Essa grandiosa mudança vai alterar o motor, promovendo até uma versão híbrida não plug-in que irá gerar até 140 cv.
Além disso, o design herdará características do conceito Dacia Bigster, SUV médio apresentado no ano passado, para deixá-lo mais moderno e com um ar “disruptivo”.