Você está lendo...
SUV Dacia Bigster é um Duster híbrido maior que o Jeep Compass
Notícias

SUV Dacia Bigster é um Duster híbrido maior que o Jeep Compass

Com 4,60 m de comprimento, conceito Bigster antecipa futuro SUV híbrido de baixo custo da Dacia e mostra o novo design da marca romena

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

18 de jan, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Bigster
Bigster poderá ser a próxima aposta da Renault em solo brasileiro
Crédito:Dacia/Divulgação

As marcas do grupo Renault deram início esta semana a uma nova estratégia global que vai renovar todos os portfólios nos próximos 5 anos. E a Dacia, então, revelou sua nova aposta, o conceito Bigster. Trata-se de um novo SUV médio que a romena vai lançar nos próximos anos.

O modelo lembra o Duster, entretanto é maior que o Jeep Compass, com 4,60 metros de comprimento. Segundo a Dacia, o Bigster vai, portanto, colocar a marca na briga dos SUVs médios. Contudo, o utilitário terá “preço de segmento inferior” e promete democratizar o SUV híbrido.

O Bigster é um dos três modelos inéditos que a Dacia vai lançar até 2025. Pela nova estratégia, a marca romena trabalhará em sinergia com a russa Lada, que no Brasil é conhecida por causa do jipinho 4×4 Niva. As empresas vão utilizar a base modular CMF-B, que já serve à Renault.

Publicidade


Dacia Bigster Concept antecipa o futuro SUV híbrido de baixo custo da marca romena
Dacia/Divulgação

Uma plataforma, 11 modelos

A adoção da plataforma CMF-B vai simplificar os processos de produção e, dessa maneira, tornar a linha de produção da Dacia mais eficiente. Em vez de utilizar quatro plataformas para fazer 18 carrocerias, a romena utilizará a mesma base modular para produzir 11 carrocerias diferentes.

Outro detalhe importante é a possibilidade de eletrificação. A arquitetura modular já prevê a utilização de baterias e sistemas híbridos, o que permitirá à Dacia criar o SUV híbrido de baixo custo. Assim, a marca dará o salto necessário também para cumprir os novos limites de emissões.


“Vamos explorar ao máximo a plataforma modular CMF-B, aumentar nossa eficiência e aprimorar a qualidade, competitividade e atratividade dos nossos produtos. Com isso, temos cartas na mão para subir degraus mais altos. O Bigster Concept abre caminho neste sentido”, disse Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada, na apresentação do plano Renaulution.

Dacia Bigster Concept antecipa o futuro SUV híbrido de baixo custo da marca romena
Dacia/Divulgação

Novo design com o Bigster

Embora lembre um pouco o SUV Duster, o conceito Bigster traz o novo design da Dacia, que será aplicado à toda da gama da marca romena nos próximos anos. O elemento mais marcante são os conjuntos óticos em formato de Y. Na dianteira, os faróis foram uma peça única com a grade.


Em termos gerais, o Bigster tem desenho bem robusto. O SUV ostenta protuberâncias por todos os lados. Ao mesmo tempo, faz apelo ecológico com uso extenso de plásticos feitos com reciclagem. Na traseira, as lanternas em Y são novamente o ponto alto, iluminadas com LEDs.

Por enquanto não há imagens do interior do Bigster. A Dacia também não informa quantos lugares o SUV terá. Entretanto, pelo porte é quase certo que o utilitário deverá ter opção de sete lugares, o que lhe dará alguma vantagem, já que poucos SUVs médios possuem sete assentos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Ao menos o comunicado confirma que o Bigster “poderá receber motorizações alternativas e híbridas graças à sua plataforma”. Por ora, o SUV não tem data definida para chegar. Todavia, a expectativa é de que seja lançado até 2023. O seu design vai direcionar a próxima geração do Duster.

“A Dacia sempre será a Dacia e vai continuar oferecendo modelos confiáveis e que fazem sentido para os clientes, a compra esperta pela melhor relação preço-valor”, resumiu Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada, durante a apresentação do plano Renaulution.



Deixe sua opinião