Você está lendo...
Exclusivo: Hyundai Ioniq híbrido será trazido ao Brasil pela Caoa por preço competitivo
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Exclusivo: Hyundai Ioniq híbrido será trazido ao Brasil pela Caoa por preço competitivo

Primeiro carro híbrido da Hyundai no País, Ioniq será lançado entre o fim deste ano e o início de 2022 por preço menor que o do Toyota Prius

Tião Oliveira

23 de jul, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Caoa Hyundai Ioniq
Caoa vai importar para o Brasil o Ioniq, primeiro híbrido da marca sul-coreana e rival direto do Toyota Prius
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Caoa não confirma oficialmente, mas já prepara o lançamento do Hyundai Ioniq no Brasil. Assim, será o primeiro carro híbrido da marca sul-coreana vendido no País. Segundo fontes, o modelo virá da Coreia do Sul. O lançamento deve ocorrer até o início de 2022. Além disso, o preço vai ficar em torno dos R$ 180 mil.

Assim, se o valor for mesmo esse, o Hyundai Ioniq será bastante competitivo. Isso porque o Toyota Prius, seu rival direto, tem preço sugerido de R$ 190.590. Segundo a marca, o Ioniq tem 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura.

Ou seja, o sul-coreano tem dimensões parecidas com as do japonês. De acordo com a Toyota, o híbrido tem, respectivamente,  4,57 m, 1,76 m e 1,49 m. Porém, o Prius tem a vantagem de seu motor 1.8 a combustão ser flexível. Ou seja, pode usar etanol e/ou gasolina em qualquer proporção. Por sua vez, o 1.6 do Ioniq é apenas a gasolina.

Publicidade


Caoa Hyundai Ioniq
Hyundai/Divulgação

Hyundai gera até 141 cv de potência

Para comparação, o motor a combustão do Ioniq gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque. Por sua vez, o elétrico gera cerca de 60 cv. Porém, o total é de 141 cv de potência e de 27 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de duas embreagens e a tração, nas quatro rodas.

O Ioniq será o primeiro da nova fase de parceria entre a Caoa e a Hyundai.  Nesta quinta-feira (22), o grupo brasileiro obteve parecer favorável à manutenção do contrato que garante o direito de importar com exclusividade e produzir veículos da sul-coreana por mais dez anos.


A decisão foi proferida por um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha. Segundo um alto executivo do Grupo Caoa, o resultado é muito positivo para as duas empresas.

Caoa Hyundai Ioniq
Hyundai/Divulgação

Novos carros virão

“Vamos consolidar a parceria que temos com a Hyundai há tanto tempo”, disse a fonte, que pediu para não ter o nome revelado. De acordo com ele, isso inclui a importação de novos carros da Hyundai para o Brasil. Bem como o desenvolvimento de tecnologias e a possibilidade da produção local de mais veículos da Hyundai.


Seja como for, o Ioniq foi apresentado no Brasil pela Hyundai. Embora a importação seja a cargo da Caoa. Logo, estava no Salão do Automóvel  de São Paulo de 2018. Na época, a marca sul-coreana não confirmou a venda do carro no mercado brasileiro. A empresa queria saber a opinião do consumidor. Assim como estudar a viabilidade da importação.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.