Desde que o Latin NCAP passou a considerar o impacto lateral como critério para avaliação dos crash tests, os carros sem airbags laterais são sempre reprovados. Na nova bateria realizada pelo órgão, a mais nova vítima é o Renault Duster. O SUV compacto acaba de ser reprovado com zero estrela para passageiros adultos e também para crianças.
Mesmo com controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o Renault Duster feito em São José dos Pinhais (PR) zerou a prova por causa do novo protocolo. Assim, obteve como resultado 29,47% na proteção de adultos, 22,93% na de crianças, e, finalmente, 50,79% na proteção de pedestres. Além disso, ficou com uma avaliação ruim de 34,88% para os sistemas de assistência de segurança, que são poucos no modelo.
Segundo o Latin NCAP, o Duster produzido na América do Sul não traz os airbags laterais e do tipo cortina, tal como ocorre na versão vendida nos mercados europeus. Ainda de acordo com o boletim da organização, no teste de impacto frontal, o SUV apresentou estrutura instável e perda de combustível. Para completar, as portas se abriram na batida, o que mostra fragilidade na arquitetura e também determina a reprovação.
Latin NCAP quer recall do Duster
Além do resultado péssimo, o Latin NCAP quer que a Renault faça um recall do Duster. Isso por causa da perda de combustível registrada no impacto frontal. No comunicado, o órgão diz que “exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado”.
O Latin NCAP diz ainda que, da mesma forma, a abertura da porta no impacto lateral “exige ação imediata da Renault, pois apresenta sério risco de ejeção do passageiro”.
Segundo Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, o consumidor brasileiro tem que ser mais criterioso e exigir carros melhores. “A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe. E eles devem exigir sem ter que pagar a mais. Esses elementos de segurança atuam como vacinas para uma das pandemias mais graves, como mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito”, reforçou Furas.
Veja abaixo o vídeo da colisão do Renault Duster:
Suzuki Swift também zera
Além do Renault Duster, o Suzuki Swift passou pelo crivo do Latin NCAP e também foi reprovado com zero estrela. Neste caso, foram avaliadas unidades importadas – já que o hatch é feito na Índia e no Japão. E a nota do Swift foi ainda pior que a do Duster, porque o modelo não traz o controle de estabilidade de série, e vem de série somente com dois airbags.
Ka e HB20 também zeraram crash test
No fim de 2020, antes de a Ford encerrar a produção de carros no Brasil, o Latin NCAP avaliou mais uma vez o Ka. A bateria também teve a presença do Hyundai HB20. Pois a dupla de hatches populares também obteve zero estrela na avaliação do órgão. Tanto o modelo da marca sul-coreana feito em Piracicaba (SP) quanto o da norte-americana tiveram avaliações das versões hatch e sedã com resultados aquém do esperado.
O Latin NCAP argumenta, portanto, que os resultados ruins se devem, sobretudo, à ausência de controle de estabilidade e de mais airbags (além dos frontais). Cerca de um mês depois, a Ford, então, anunciaria o fim da produção do Ka em Camaçari (BA).
Nota oficial da Renault
Após a divulgação dos resultados do novo Duster pelo Latin NCAP, a Renault se retratou por meio de nota oficial, na qual informa que:
- O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva. Isso em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019;
- Em 2020, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes;
- É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, e as supera em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros que não são obrigatórios por lei;
- A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo. E a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.