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Carros da Porsche agora podem ter preparação da Oettinger no Brasil
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Carros da Porsche agora podem ter preparação da Oettinger no Brasil

SUVs Macan e Cayenne, e Porsche Panamera já têm versões modificadas pela Oettinger; com até 110 cv extras, custam de R$ 39.900 a R$ 149.900

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

24 de set, 2021 · 7 minutos de leitura.

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Porsche Panamera Turbo S Hybrid faz parte dos modelos híbridos exclusivos com adaptação da Oettinger no Brasil
Crédito:Divulgação/Strasse

Dá para deixar um Porsche ainda mais potente? Sim, e tem muitos milionários no Brasil que buscam empresas especializadas para deixar seus carros mais poderosos. Há oito anos no País por meio da importadora Strasse, a Oettinger anuncia a inclusão de modelos da Porsche em seu portfólio. Dessa forma, a tradicional preparadora alemã disponibilizará 20 modelos da fabricante de Stuttgart com ”upgrades”.

Por ora, metade dos Porsches com pacotes Oettinger estão disponíveis. Entre eles, as linhas Macan, Cayenne e Panamera. Porém, de acordo com a Strasse, os modelos 718 Boxster, 718 Cayman e 911 desembarcam já na segunda quinzena de outubro.

Fundada em 1951, a Oettinger especializou-se em aprimorar modelos da Volkswagen e da Audi. No Brasil, há pacotes para motores a gasolina, flex e diesel. Contudo, com a inclusão da Porsche no catálogo brasileiro, a preparadora alemã passa a atender uma demanda recente pelas versões híbridas de Cayenne e Panamera.

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Divulgação/Strasse

”Este ano vamos entregar modelos híbridos e, em breve, passaremos a oferecer também elétricos. Desta forma, apaixonados por Audi, Porsche e Volkswagen no País e que já possuem elétricos das marcas poderão contar com upgrades da Oettinger num futuro próximo”, antecipa o fundador da Strasse, Julico Simões.

Modificações aumentam potência do motor

O upgrade da Oettinger é feito no conjunto mecânico, ou seja, motor e câmbio. Mas também envolve alterações na tração e na refrigeração de componentes. Por exemplo, um software da preparadora é instalado no carro e, então, oferece um novo gerenciamento. Assim, estabelece um novo setup que, digamos, libera alguns cavalos a mais dos motores.




Entretanto, além do aumento de potência e torque do motor, a alteração incluí um aumento de pressão da turbina e ajuste de injeção de combustível para adequação à gasolina nacional. Além disso, o câmbio é readequado para escalonamento das trocas de marchas, junto com ajustes dos controles de tração e do sistema de refrigeração.

No caso dos carros da Porsche, há uma mudança sutil no visual. As novas versões da Oettinger ganham na parte traseira uma linha cromada prata abaixo do nome de cada modelo. O friso serve para diferenciar a versão “tunada” da original.

Modelos que já contam com o upgrade

Macan

Na linha Macan, a Oetttinger oferece upgrades em três modelos. Na versão de entrada 2.0, por exemplo, a modificação custa em torno de R$ 40 mil e aumenta a potência de 265 cv para 300 cv, com 44,8 mkgf de torque. Dessa forma, o modelo mais básico que tem preço de R$ 415 mil, totaliza em, aproximadamente, R$ 455 mil.


No modelo S 3.0, a potência vai de 380 cv para 400 cv, com 59,1 mkgf. E, por fim, a versão esportiva GTS 2.9 V6 alcança a marca de 470 cv, contra 440 cv de fábrica, e 69,3 mkgf. Assim, a aceleração de 0 a 100 km/h neste último cai de 4,5 segundos para 4,3 segundos.

Cayenne

Divulgação/Porsche

A linha Cayenne chega com 5 modificações da preparadora alemã. Na versão de entrada 3.0, a potência de 340 cv passa para 420 cv e 61,2 mkgf. Já o modelo S 2.9 vão de 440 cv para 550 cv, com 77,5 mkgf de torque. E na versão turbo 4.0, os 550 cv saltam para 650 cv e 93,8 mkgf. Mas, isso não é tudo. Dois híbridos chegam com as modificações no Brasil.


Entre eles, o Cayenne Hybrid com motor 3.0 V6, que aumenta o desempenho de 462 cv para 542 cv, além de 86,6 mkgf. Nesse, a adaptação já pula para R$ 70 mil. Então, com o acréscimo, o modelo que custa R$ 589 mil, chega aos R$ 660 mil. Já no Turbo S Hybrid, que associa um motor V6 3.0 turbo a gasolina a um elétrico de 100 kW, sobe de 680 cv para incríveis 780 cv, com colossais 101,9 mkgf de torque.

Panamera

Por último, a linha Panamera tem 3 versões modificadas, todas híbridas. No modelo de entrada 3.0, os 462 cv passam a 542 cv com 86,6 mkgf de torque. Já no S Hybrid 2.9, os 560 cv originais sobem para 670 cv de potência e 97,9 mkgf.

Na sequência vem o Turbo S Hybrid, que traz um motor 4.0 V8 turbo associado a um motor elétrico de 100 kW. Com as alterações, que saem por quase R$ 150 mil, ele passa de 680 cv para 780 cv e 101,9 mkgf. Portanto, a versão, que tem valor original de R$ 1,139 milhão, passa para, aproximadamente, salgados R$ 1,3 milhão.


Valores das adaptações (em setembro de 2021)

Porsche Macan

  • Macan 300 cv – R$ 39.900
  • Macan S 400 cv – R$ 59.900
  • GTS 470 cv – R$ 69.900

Porsche Cayenne

  • Cayenne 420 cv – R$ 59.900
  • Cayenne S 550 cv – R$ 69.900
  • Hybrid 542 cv – R$ 69.900
  • Turbo 650 cv – R$ 99.900
  • Cayenne Turbo S Hybrid 780 cv – R$ 149.900

Porsche Panamera


  • Panamera Hybrid 542 cv – R$ 69.900
  • S Hybrid 670  cv – R$ 79.900
  • Turbo S Hybrid 780 cv – R$ 149.900

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