Mesmo enfrentando sérios problemas de produção em suas fábricas brasileiras, a General Motors do Brasil segue a agenda de promessas e lançou, nesta terça-feira (26), a primeira das quatro novidades que esconde na manga para este ano: a Chevrolet S10 Z71. Com chegada às concessionárias da GM de todo o Brasil até o começo de novembro, a picape fica posicionada entre as versões LT (R$ 248.990) e LTZ (R$ 270.990) e sai por R$ 260.490. A estimativa é abocanhar 10% do mix total.
Apesar de não apresentar novidades mecânicas, a inédita versão nasce com a missão de dar mais esportividade e apelo off-road à S10 e, de quebra, ampliar o leque de configurações disponíveis. Durante apresentação do modelo, os executivos frisaram, no entanto, a necessidade em renovar a clientela. Ou seja, buscar compradores mais jovens. Nesse sentido, eis o slogan da S10 Z71: “Feita pra toda aventura”.
Assim como acontece nas configurações Z71 comercializadas há mais de 40 nos Estados Unidos, a nova S10 ganha mais parrudez e até uma pincelada na mecânica. A tração, claro, é 4×4 com reduzida.
As principais novidades, no entanto, são visuais. Assim como nas concorrentes esportivadas Ford Ranger Storm e Toyota Hilux GR Sport, a S10 apela para detalhes mais agressivos. Os faróis contornados por luzes de LEDs têm máscara negra, a grade dianteira é preta (assim como retrovisores e aplique central do para-choque), os para-lamas são maiores e há pneus all-terrain, estribos laterais e santantônio tubular.
Outros detalhes
Assim como a antiga S10 Rodeio, a novata tem adesivos colados na lataria. São, no entanto, bem discretos e ficam na base das quatro portas e da tampa da caçamba. A princípio, as rodas têm o mesmo desenho da versão LTZ e 18 polegadas, entretanto, pintada de preto. O emblema em alusão à versão, vai colado na grade do radiador e nas laterais da caçamba.
Na parte traseira, a S10 Z71 também recebeu retrabalho por parte da GM. As lanternas são escurecidas e o logotipo da Chevrolet e o escapamento recebem tom negro.
Do lado de dentro
No interior da Chevrolet S10 Z71, além dos apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto. O volante tem revestimento premium, assim como os bancos. Os assentos, aliás, são exclusivos para a versão Z71.
Pulando para baixo da tampa dianteira, a S10 carrega o mesmo motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv que recebeu melhorias no ano passado, como recalibração e turbina redimensionada. O torque de 51 mkgf também permanece inalterado, assim como o câmbio automático de seis marchas. O peso é de 2.104 kg.
Mecânica
Dessa maneira, quais as novidades mecânicas? Basicamente, chassis, suspensão e mecânica reforçada. Os coxins, por exemplo, são mais rígidos (rende mais conforto na cabine) e a suspensão foi recalibrada – para mais esportividade (é mais firme). Os pneus são Pirelli e com desenvolvimento exclusivo.
Por fim, a S10 Z71 tem a ideia de oferecer o que se vê nas configurações Z71 das picapes Colorado, Silverado, Suburban, entre outras, vendidas no mercado norte-americano. São, no entanto, mais de 20 itens de personalização em relação à LTZ.
Em relação a itens de série, a picape tem controle de velocidade para descidas íngremes, seis air bags, MyLink e câmera de ré como itens de série. Assistente de partida em rampa, capota marítima, sensor traseiro, controlador de velocidade e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay também vêm de fábrica. A S10 Z71 possui quatro opções de cores para a carroceria. São elas: branca Summit, prata Switchblade, azul Eclipse e cinza Topazio.